Português, perguntado por ramonarbt2466, 1 ano atrás

Considerando as regras da gramática normativa, pode-se identificar, na notícia transcrita, uma concordância verbal inadequada. Transcreva o trecho em que ela ocorre e corrija-a. Como a regra geral de concordância verbal explica a correção que deve ser feita nesse caso? Releia o trecho em que o problema ocorreu e faça uma hipótese para explicar o que pode ter gerado essa inadequação.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por biaams2013
185
O trecho que contém uma incorreção na concordância verbal é "...e que deveriam haver mais unidades".

O verbo haver quando tem sentido de existir ou ocorrer é impessoal. Um verbo impessoal não possui sujeito, visto que a ação expressa por esse tipo de verbo não pode ser atribuída a uma pessoa gramatical. 

Desta forma, o uso correto do verbo dever na frase acima é: "... e que deveria haver mais unidades".

Essa inadequação pode ter sido gerada pois o autor do texto pode ter confundido o uso do verbo haver como verbo auxiliar, quando ele é sinônimo de "ter", em que ele é conjugado no plural.
Respondido por martinkoliveira
2

O trecho que apresenta erro em relação à concordância verbal é: "...e que deveriam haver mais unidades".

O que é concordância verbal?

Podemos dizer que concordância verbal é a forma harmônica de relação entre sujeito e verbo. Para que isso possa ocorrer, é necessário que ambos os termos concordem em número e gênero. Ou seja, se um termo estiver no singular, o outro também precisa estar, e assim para todas as ocasiões possíveis.

No caso em questão, há a presença do verbo "haver", mas este tem sentido de existir, e por isso ele é impessoal. Ou seja, não há sujeito, dado que a ação não pode ser atribuída a uma pessoa. Por isso, a forma correta seria "... e que deveria haver mais unidades".

Veja mais sobre concordância verbal:

https://brainly.com.br/tarefa/213641

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes