Considerando as informações dadas sobre níveis fonológico, semântico, morfológico e sintático na seção ‘A RELAÇÃO ENTRE GRAMÁTICA E LINGUAGEM’, leia os textos a seguir.
I. José da Silva, falecido em 08 de maio de 2003, conforme certidão de óbito em anexo, doravante denominado reclamante, por seu advogado signatário, vem perante Vossa Excelência ajuizar ação trabalhista... (De uma petição inicial na Vara do Trabalho)
II. O devedor pode ser localizado na casa n° 242 da rua que fica aos fundos do cemitério, não precisando o oficial de Justiça alegar medo, como pretexto para não realizar a diligência, porque se trata de rua despovoada de almas do outro mundo. (De uma petição, na comarca de São Jerônimo).
III. Edital é uma forma de fazer uma pessoa saber o que ela não sabe, só que muitas vezes, porque não lê o jornal, ela não vai mesmo ficar sabendo. (Resposta em uma prova de Processo Civil, em Faculdade de Direito)
IV. 0 réu jamais se furtou ao recebimento da citação. Ocorre que reside em um local onde tem várias casas com o mesmo número, uma espécie de apartamento deitado. (De uma contestação, com o réu tentando explicar que não se escondera do oficial de Justiça).
V. O pedestre não tinha ideia para aonde ir, então eu o atropelei. (Depoimento numa Delegacia).
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as possíveis interpretações que remetem aos esclarecimentos sobre o que querem dizer os enunciadores dos textos lidos.
( ) Em I, verifica-se que uma pessoa falecida não pode comparecer diante de um juiz.
( ) Em II, constata-se que o texto faz menção ao possível medo que o oficial teria alegado sentir pelo fato de as residência ser próxima a um cemitério – essa seria uma desculpa para ele se eximir de sua obrigação.
( ) Em III, o conceito de Edital é inconsistente, pois, se ele é feito para quem não lê jornal, jamais será lido, uma vez que é publicado (seu suporte) é o jornal.
( ) Em IV, o conceito de apartamento é inusitado.
( ) Em V, o emissor descreve a atitude de um pedestre diante de seu carro, a impressão que se tem é que o pedestre ficou para lá e para cá, hesitante, o que fez com que fosse atropelado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
Creio que seja: V, F, F, V, V
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
VVFFF
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás