Considerando as informações a respeito da COVID 19 com base nas pesquisas científicas e analisando o debate acerca da retomada das aulas presencias em algumas municipalidades, discorra criticamente sobre a função social da educação, do contexto geral da institucionalização da escola aos seus desafios na atualidade.
Soluções para a tarefa
A função social da educação permanece sendo divulgar conhecimentos científicos acumulados até então, colaborando assim para a futura vida profissional dos alunos, levando sempre em consideração as novas descobertas, sem colocar em risco os indivíduos que fazem parte do processo educativo.
A decisão de volta as aulas deveria ser amparada pelo Estado. As expectativas quarentena seriam cumpridas e levadas até o fim, vidas seriam salvas se houvesse um verdadeiro envolvimento dos governantes frente ao agravante das desigualdades sociais que está sendo as aulas remotas. A má gestão dos recursos olhou apenas para o cenário de saúde, deixando de lado o caos geral que está instaurado no país. Além das baixas escolares, aumento no desemprego e contagem de contaminados e mortos todos os dias, também temos que dar conta de um Estado corrupto, que mostra todos os dias como usou a pandemia como pano de fundo para lavar dinheiro.
Fora das escolas, os educadores vão seguir enfrentando as dificuldades da educação a distância para crianças e adolescentes, junto às suas dificuldades e desigualdades sociais. Voltando as aulas, ainda serão os educadores que vão sustentar o peso de quase um ano sem aulas presenciais, alunos com déficits de aprendizado, pois ficou mais precarizado a distância, fora a redução salarial. Será preciso mais do que dois anos para reparar a educação básica no país.
influenciar positivamente e negativamente os educandos durante o período letivo em
tempos de pandemia da Covid 19?