Matemática, perguntado por gislainelopessilva95, 11 meses atrás

Considerando as aplicações dos regimes de capitalização composto e simples, comente, utilizando pelo menos um exemplo, como eles são abordados no nosso dia a dia e na sua futura prática profissional.
a. Regime de capitalização simples;
b. Regime de capitalização composto. 

Soluções para a tarefa

Respondido por numero20
42

(a) O regime de capitalização simples é abordado na escolas, não sendo aplicado em operações financeiras.

(b) O regime de capitalização composto é utilizado em financiamentos e empréstimos.

Esta questão está relacionada com regimes de capitalização. Os juros são valores cobrados em investimentos e financiamentos, sendo eles uma porcentagem em relação ao capital inicial que varia durante o tempo. Os montantes finais, sob juros simples ou compostos, podem ser calculados através das seguinte expressões:

Juros \ simples: \ M=C(1+it)\\ \\ Juros \ compostos: \ M=C(1+i)^t

Onde:

M: montante final retirado;

C: capital inicial investido;

i: taxa de juros do período;

t: número de períodos.

Note que a taxa de juros e o período devem estar sobre mesma unidade de tempo para que os cálculos sejam corretos. Por exemplo, caso a unidade de tempo seja anos e os juros sejam mensais, devemos converter uma delas.

Respondido por leandronds32
6

Resposta:

Regime de capitalização simples x Regime de capitalização composto

O juro simples é mais utilizado em operações empresariais, já que é um dos elementos mais presentes na matemática financeira, consiste na taxa de juros incidente apenas sobre o capital inicial, não sendo incidente sobre os juros acumulados, em que a taxa apresenta uma variação linear em função do tempo. Para realizar o cálculo do montante de juros simples, precisamos multiplicar o capital inicial (C) pela taxa de juros em termos percentuais (i) e ainda o tempo (T). Em outras palavras, temos que calcular Juros (J) = C x i x T e no final somar o resultado com o capital inicial.

Sendo que o juro composto é cobrado em dívidas de empréstimos e financiamentos, por apresentar uma taxa que varia de forma exponencial em função do tempo. Também é o somatório do capital aplicada ou devido e do valor dos juros relacionados ao prazo da aplicação. Apesar de muitas pessoas ainda terem dúvida sobre o que são juros compostos, esse é um conceito que faz parte de diversos momentos da nossa vida financeira.

Explicação passo a passo:

A formula matemática usada em regime de capitalização simples é:

J=C x I x T

Onde:

J = juros

C = capital

I = taxa

T = tempo

Perguntas interessantes