Considerando a trajetória histórica da EJA no Brasil, o ano de 1925 é um marco, pois foi quando aconteceu a Reforma João Luiz Alves (conhecida por Lei Rocha Vaz), que possibilitou a criação das escolas noturnas para os adultos. Contudo, vale destacar que o inicio do atendimento à população jovem e adulta se deu através da ação dos movimentos populares e das campanhas de alfabetização, visando à superação do analfabetismo. É somente em 1988, com a Constituição Federal do Brasil que o direito à educação passa a ser entendido como um direito de todos, posteriormente regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9394/1996.
Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:
I – No decorrer do século XX, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) organizou campanhas de alfabetização destinadas aos adolescentes e adultos não alfabetizados visando o desenvolvimento do país e a superação do analfabetismo.
II – A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN n.º 9.394/96) que a EJA é uma modalidade da Educação Básica com identidade própria e deve incluir jovens e adultos no processo educacional garantindo-lhes o direito à educação.
III - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional direciona a EJA para aqueles não tiveram acesso aos estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”, devendo dar oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características do educando, os seus interesses e suas condições de vida e de trabalho.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirmar em
Soluções para a tarefa
A trajetória histórica da EJA no Brasil, robustecida pela constitucionalização do direito à educação para todos, pressupõe as três assertivas apresentadas. Portanto, as três afirmativas estão corretas.
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
A partir de uma demanda social de educação para as pessoas que não conseguiram frequentar e completar o ensino formal em idade "apropriada", criaram-se políticas públicas sistematizadas no âmbito da Educação Nacional desde a primeira metade do século XX.
Dentre estas, estão as iniciativas do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) e, mais tarde, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9394/1996). Desta, chamam-na de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é uma modalidade de Educação Básica que busca oportunizar o acesso a atividades educacionais, como as próprias do ensino fundamental e médio, a jovens e adultos.
Desse modo, o EJA propicia o acesso à educação apropriada aos jovens e adultos, para que experenciem tudo aquilo que possa ser capaz de contribuir com seus interesses e convicções de vida, seja no âmbito pessoal ou profissional.
Continue estudando sobre direito à educação em: https://brainly.com.br/tarefa/29335077
#SPJ1
Adg3 - Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas
1- Considerando a trajetória histórica da EJA no Brasil, o ano de 1925 é um...
R= I, II e III
2- De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos...
R= V – F – V – V.
3- Em 2000, o Conselho Nacional de Educação homologou a Resolução...
R= I, II e III.
4- A Constituição de 1988, em seu artigo 205, destaca que a educação é direito de todos e deve ser assumido...
R= I, II e IV apenas.