Considerando a reação de um metal a com um elemento b, obteve-se uma substância de fórmula a2b. O elemento b provavelmente é um:.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Elemento da família 6A (ametal bivalente)
Explicação:
Para reagir com um metal, provavelmente a outra espécie é um ametal, pois metais fazem ligações iônicas apenas com elementos ametálicos. É possível identificar que é uma ligação iônica, pois metais não formam novas substâncias com outros metais, apenas uma mistura homogênea chamada de liga metálica. Em seguida, foram necessários 2 átomos do elemento A para neutralizar um do elemento B, ou seja, sabemos que esse elemento é um ametal e agora que ele precisa de 2 ligações para se estabilizar. Olhando na tabela periódica, a única família que possui essas características é a 6A ou família dos calcogênios, formada pelos elementos oxigênio, enxofre, selênio, telúrio, polônio e livermório. Exemplo dos compostos que eles formam: K2O, Na2S, H2Se etc.
O elemento B provavelmente é um calcogênio.
Como interpretar a tabela periódica?
Se é um metal, ele deverá perder os elétrons, logo, a substância b deve ter um caráter de receber elétrons.
Como há a disposição de 2 átomos de A para 1 átomo de B, pode-se pressupor que o átomo de A possui a característica de ser +1 (doar 1 elétron.
Como são dois átomos A: teremos +2 elétrons disponíveis.
Para bter a regra do octeto (ter 8 elétrons na última camada) a substância B deverá ter:
O elemento B terá de ter 6 elétrons em sua última camada, logo, ele estará na família dos calcogênios (familia VIA).
Veja mais sobre Tabela Periódica em:
brainly.com.br/tarefa/385010
#SPJ11