História, perguntado por alessandraalves5439, 2 meses atrás

Considerando a permanência da família real portuguesa no brasil entre 1808 e 1821, é correto afirmar, em relação ao processo de independência do brasil e de formação do estado nacional, que i) as elites econômicas e políticas pretendiam, mais que a emancipação política da metrópole portuguesa, a extinção do sistema escravista brasileiro. Ii) foi o resultado de um arranjo político que perpetuou a monarquia, assim como os antigos privilégios dos latifundiários escravocratas. Iii) as elites brasileiras, sobretudo do nordeste, e o próprio príncipe regente, buscaram o apoio das camadas médias urbanas e das camadas pobres rurais para legitimar a emancipação política de portugal. Analise as proposições anteriores e assinale: a se apenas a proposição i estiver correta. B se apenas a proposição ii estiver correta. C se apenas a proposição iii estiver correta. D se as proposições i e ii estiverem corretas

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardospagnolo
0

Sobre a permanência da família real portuguesa no Brasil, que intensificou o processo de independência, podemos afirmar que apenas a proposição II está correta, portanto, a alternativa certa é a letra B).

Análise das Proposições Sobre Independência do Brasil

I) Está INCORRETA, pois a aristocracia e as elites latifundiárias do Brasil não desejavam a extinção da escravidão, pois essa era a base de suas economias. O sistema escravista brasileiro tinha tanto impacto na economia que só será abolido 66 anos depois da independência.

II) Está CORRETA, pois o processo de independência do Brasil foi realizado com intuito de manter os privilégios dos latifundiários escravistas que formava a aristocracia rural, que foram conquistados através da elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves.

Esses privilégios foram mantidos por Dom Pedro I que se firmou no poder do Brasil como imperador em uma monarquia constitucional.

III) Está INCORRETA, pois as camadas populares foi totalmente excluída do processo de emancipação. A independência do Brasil teve um caráter elitista, com a intenção de manter os privilégios dessa elite, e afastar as camadas populares do poder, principalmente negros e mestiços em decorrência do medo do "haitianismo".

Saiba mais sobre "Independência do Brasil" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46772780

#SPJ4

Anexos:
Perguntas interessantes