Considerando a movimentação realizado pelos aprendizes para o processamento da compreensão oral, associe as duas colunas, relacionando esses processos com as suas respectivas atividades. (1) Top-down ( ) Associe a palavra que você ouvir à figura correspondente. (2) Bottom-up ( ) Ouça um pequeno diálogo e complete os espaços com as palavras faltantes. ( ) Ouça a descrição de uma figura e associe à imagem correspondente. ( ) Ouça um pequeno diálogo e descubra sobre o que as pessoas estão falando. ( ) Ouça os compromissos de John para o mês de maio e complete sua agenda. A sequência correta dessa associação é: Alternativas Alternativa 1: 1, 2, 1, 2, 1. Alternativa 2: 1, 1, 2, 2, 1. Alternativa 3: 1, 2, 2, 1, 2. Alternativa 4: 2, 1, 2, 1, 2. Alternativa 5: 2, 2, 1, 1, 2.
Soluções para a tarefa
Alternativa 5: 2, 2, 1, 1, 2
Resposta correta 2,2,1,1,2
bottom-up (ascendente ou, para simplificar, de baixo para cima) queremos dizer que a compreensão baseia-se nos conhecimentos linguístico ou lexical do aluno. Por exemplo, se o aluno precisa recorrer ao seu conhecimento de vocabulário, ou da estrutura da frase é um processo bottom-up.
No processo top-down (descendente ou, para simplificar, de cima para baixo) queremos dizer que a compreensão baseia-se no conhecimento de mundo do aluno. Nesses casos, por exemplo, o aluno é capaz de resolver um exercício sem ter entendido o que leu literalmente, ou seja, ele junta algumas pistas com o conhecimento que ele já possui.
A aula tradicional vai favorecer a utilização do processo bottom-up pois o aluno vai ter bastante conhecimento para "decifrar" o texto e construir seu entendimento. A aula comunicativa vai favorecer o processo top-down pois busca sempre trabalhar com aquilo que o aluno sabe."