Filosofia, perguntado por gabrielacoriolpanbqr, 1 ano atrás


Considerando a história contada por Platão no livro VII da República, mais conhecida como Mito da Caverna, podemos deduzir que:

a) o homem, apesar de nascer bom, puro e de posse da verdade, pode desviar-se e passar a acreditar em outro mundo mais perfeito de puras ideias.

b)não podemos confiar apenas na razão, pois somente guiados pelos sentimentos e testemunhos dos sentidos poderemos alcançar a verdade.

c)a caverna, na alegoria platônica, representa tudo aquilo que impede o surgimento da consciência filosófica, que possibilitaria uma ascensão para o mundo inteligível.

d)a razão deve submeter-se aos testemunhos dos sentidos, pois a verdade que está no mundo inteligível só será atingida mediante a sensibilidade.

e)os homens devem se libertar da crença na existência em outro mundo e buscar resolver seus conflitos aprofundando-se em sua interioridade.

Soluções para a tarefa

Respondido por saraileandro
103

Resposta:

resposta C

Explicação:

a) está errada, pois sair da caverna não é um desvio, mas uma evolução

b) está errada, pois razão e sentidos são necessários e, aliás, na caverna, onde só se viam sombras projetadas na parede, os sentidos poderiam enganar

d) esta errada, pois sentidos e razão são necessários

e) não tem relação com o mito da caverna

Respondido por larissamagrani
15

De acordo com o Mita da Caverna, a resposta certa é a letra C.

Platão, ao criar sua teoria dos dois mundos, utiliza-se da metáfora do Mito da Caverna, que traz a ideia de verdade e ilusão. Para ele, a razão é a base para se obter um conhecimento epistemológico e constituir um livramento das opiniões e do erro.

Assim, a caverna representa a cegueira humana, que impede o homem de se chegar ao verdadeiro conhecimento. Essa cegueira são as experiências mundanas, que, por serem cópias do mundo inteligível, enganam o homem e o afasta do real.

De acordo com Platão, a matéria e o senso comum impedem que o homem conheça a verdade de fato, pois o corpo aprisiona a alma e a distancia da Inteligência. Assim, para se chegar ao Hiperurânio, o homem deve "sair da caverna" e usufruir da sua razão, única faculdade confiável e que pode conduzir o homem a aproximar-se da verdade.

Link: https://brainly.com.br/tarefa/25768162

Anexos:
Perguntas interessantes