Considerando a habilitação profissional pedagógica para espaços não escolares, quais as características principais para o seu exercício?
Soluções para a tarefa
A Pedagogia em espaços não escolares se faz importante, pois garante o direito do ensino a todos os indivíduos, mesmo que por qualquer razão estejam impossibilitados a comparecer em uma escola ou uma instituição de ensino. Percebe-se que este processo visa o desenvolvimento educacional procurando possibilitar uma educação ou um aperfeiçoamento em espaços também não escolares. Compreende-se que a atuação do pedagogo fora de sala de aula está relacionada às atividades que envolvem trabalho em equipe, estratégias, planejamento, formação pessoal e profissional, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desses atos visa às transformações de cada indivíduo.
Destaca-se que a pedagogia hospitalar é o exemplo de bem humanístico, pois esta atividade visa estabelecer a crianças e adolescentes o direito de ter uma boa educação. A empresarial visa garantir ao pedagogo uma qualificação em determinada empresa, visando assim seu crescimento dentro da mesma. Já a pedagogia social busca garantir ao indivíduo uma possível capacidade de resolver algum problema, buscando formar cidadãos não apenas em alfabetização, mas também de cidadãos autônomos com capacidades específicas de lidar com quaisquer situações.
A pedagogia jurídica assume funções jurídicas como organizar processos de ensino, extensão e múltiplas atividades a fim de garantir um melhor desenvolvimento para a educação de todos. Sendo assim, é imprescindível entender que a Pedagogia não pode ser limitada apenas a um único ambiente (o escolar), pois como vimos, muitos indivíduos não conseguem comparecer a estas instituições, sendo assim a educação deve ser um direito de todos, e para isso é necessário que a mesma atinja todos os cidadãos, independentemente do ambiente em que se encontram.