Conhecimento como fonte de vantagem competitiva Edson Medeiros é um profissional que trabalha como gerente numa organização de grande porte. Sua formação é voltada para a estratégia empresarial, e ele acredita no conhecimento como alavanca para o sucesso na carreira. Dessa forma, ao concluir sua graduação, Edson iniciou um MBA em Administração Estratégica e, em seguida, um programa de mestrado. Durante aproximadamente dez anos, Edson conseguiu manter seu emprego de gerente e chegou a receber outras propostas interessantes de empresas concorrentes da mesma área de atuação. Com isso, ele tem atualmente um bom salário. O problema é que o cenário mudou rapidamente. Uma profunda crise econômica se abateu sobre os mercados e vários gerentes têm sido demitidos, especialmente aqueles com altos salários. Devido a essa situação, Edson preocupa-se em como irá manter seu padrão de vida se perder seu emprego. Quanto tempo ele demorará para recuperar esse posto de trabalho, caso o perca? Ele pretende utilizar todo o conhecimento adquirido em sua formação e experiência para passar o mais distante possível da crise. Mas, como Edson pode fazer isso?
Soluções para a tarefa
Olá!
No caso em questão é natural que Edson esteja preocupado com relação a manutenção do seu posto de trabalho tendo em vista uma crise que atinge a todos.
No entanto, é necessário sempre salientar as habilidade que ele possui e que essas habilidades são de especial importância para que ele permaneça no posto de trabalho, tendo em vista que ele é especializado o suficiente para isso.
Capacidade de negociação e solução de conflitos no que diz respeito a manutenção de salario junto com os gestores da empresa também é de fundamental importância.
Espero ter ajudado!
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Edson deve utilizar seu conhecimento como fator de diferenciação competitiva. Ele pode trabalhar sua carreira em três frentes distintas, porém complementares:
1. Continuar utilizando seu conhecimento e experiência na função gerencial para entregar cada vez mais valor aos seus empregadores e provar que é útil em momentos de crise.
2. Aproveitar sua qualificação e experiência e abrir uma pequena empresa de consultoria em planejamento e gestão estratégica, para auxiliar pequenos empresários a superar as adversidades da crise.
3. Aproveitar seu grande conhecimento para se tornar professor de cursos técnicos, tecnológicos, de graduação e pós-graduação e formar uma nova fonte de receitas. Todas essas possibilidades passam pela geração de valor (remuneração), devido ao conhecimento que Edson adquiriu ao longo de sua carreira.
Explicação: