Conhecer a estrutura das demonstrações contábeis é tão importante quanto compreender as principais decisões que os usuários das informações poderão obter delas. Sobre a integração das demonstrações contábeis, pode-se afirmar que:
A. as demonstrações contábeis apresentam diferentes objetivos, se complementam e são inconsistentes entre si.
B. a demonstração do fluxo de caixa serve como base para a elaboração das demais demonstrações contábeis.
C. o balanço patrimonial é uma demonstração estática que evidencia o desempenho da entidade em determinado exercício.
D. as oscilações de caixa e equivalente são apresentadas na demonstração do fluxo de caixa, e o saldo destas é demonstrado no balanço patrimonial.
E. as contas do patrimônio líquido são apresentadas tanto no balanço patrimonial como na demonstração do resultado do exercício.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta é a letra E) As contas do patrimônio líquido são apresentadas tanto no balanço patrimonial como na demonstração do resultado do exercício.
Explicação:
Resposta:
d)
as oscilações de caixa e equivalente são apresentadas na demonstração do fluxo de caixa, e o saldo destas é demonstrado no balanço patrimonial.
Explicação :RESPOSTA CORRETA
Apesar de as demonstrações contábeis apresentarem finalidades diferentes, elas se complementam e são consistentes entre si, ou seja, é possível associar os dados de uma demonstração contábil com as outras. O balanço patrimonial é a demonstração que serve como base para a elaboração das demais e é uma demonstração estática que mostra a situação patrimonial e financeira da entidade em determinado período. Como o balanço patrimonial é um relatório estático, torna-se impossível compreender a evolução do caixa e equivalente de caixa entre os períodos. Assim, a demonstração do fluxo de caixa (DFC), que pertence à dinâmica patrimonial, vem complementar o balanço patrimonial, apresentando e explicando as variações ocorridas no caixa e equivalente de caixa. A geração de lucros ou prejuízos no exercício apresentada no patrimônio líquido advém da demonstração do resultado do exercício (DRE). Ela confronta as receitas, os custos e as despesas apurados, segundo o regime de competência, evidenciando o resultado líquido (lucro ou prejuízo) da entidade. Portanto, a DRE é uma demonstração completa que tem por finalidade mostrar o desempenho (resultado) da entidade em determinado período.