Filosofia, perguntado por Goddesredhair, 1 ano atrás

Conforme trabalhamos com os Pré-Socráticos, faça uma breve listagem, denominando cada um e sua teoria do universo;
Por favor me ajudemmmm!!

Soluções para a tarefa

Respondido por elamambretti
0

Os primeiros filósofos gregos conhecidos como pré-socráticos, tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer à religião, à revelação, à autoridade ou à tradição.

Tales de Mileto se perguntou: "De que é feito o mundo?". Chegou à conclusão de que ele era feito de um único elemento: a água, como principio, a arché. Para ele, todas as coisas precisam de água para viver, é a chuva que faz as plantas brotarem da terra e toda porção de terra termina na água.

Para Anaximandro, o princípio, a arché,  existente na natureza seria algo que transcenderia os limites do observável, ou seja, não se situa numa realidade ao alcance dos sentidos. Por isso, denominou-se Ápeiron, termo grego que significa “o indeterminado”, “o infinito”. O Ápeiron seria a "massa geradora" dos seres, contendo em si todos os elementos contrários.      

Heráclito de Éfeso, desenvolveu dois raciocínios: Primeiro, a da unidade entre os opostos e segundo,  que a realidade surge justamente da contradição.  Por isso, a realidade é instável e está em constante movimento. Para Heráclito."Tudo flui",  Com isso, queria dizer que nada é permanente: "Tudo muda, nada permanece o mesmo".

Para Pitágoras, a essência de todas as coisas reside nos números, os quais representam a ordem e a harmonia. Assim, a essência dos seres, a arché, teria uma estrutura matemática da qual derivariam problemas como: finito e infinito, par e ímpar, unidade e multiplicidade, reta e curva, círculo e quadrado etc., a diferença entre seres consiste, essencialmente, em uma questão de números.

Parmênides considerou que tudo sempre existiu. O mundo, portanto, não tem princípio, nem foi criado: ele é eterno e imperecível. "Tudo é um", dizia Parmênides, e o que parece mudança ocorre, na verdade, no interior de um sistema fechado e imutável.

Empédocles sustentava que tudo era composto de quatro elementos essenciais e perenes: terra, água, ar e fogo.

Leucipo e Demócrito, chamados de "atomistas", teorizaram que se fôssemos reduzindo, por meio de cortes, qualquer coisa, chegaríamos a um momento em que a coisa estaria tão diminuta que não poderia ser cortada, ou dividida. Ou seja, chegaríamos ao átomo.

Segundo eles, tudo que existe são átomos e espaço. As coisas são diferentes entre si por que são diferentes combinações de átomos no espaço.  

Bons estudos!

Perguntas interessantes