Conforme texto base, leia atentamente as assertivas a se e assinale a alternativa INCORRETA sobre período dos anos 1960 no Brasil e no mundo:
a.
No Brasil, iniciamos a década de 1960 com Jânio Quadros na Presidência da República, Brasília como capital da modernidade e visíveis antagonismos na área política, herdados do período anterior. O fantasma de um golpe civil-militar rondava o país desde 1954.
b.
Cultura daqueles anos aproximou-se da política e da vida do povo, aprofundando um movimento que se iniciara nos anos 1950. No campo artístico, a palavra de ordem era engajamento: todo artista deve ir aonde o povo está.
c.
Os anos 1960 começavam com radicalização na política e nas artes. O mundo da Guerra Fria atingia seus pontos mais intensos de conflito, incluindo movimentos de independência na África, revoluções socialistas em diversas partes do globo e busca incessante de novas tecnologias para uso militar e para o cotidiano das pessoas.
d.
No Brasil da primeira metade da década de 1960, a hegemonia de uma visão de mundo identificada com as esquerdas expressou-se em obras e movimentos artísticos nos quais o nacional-popular tornou-se referência principal.
e.
Foi um período de pouca participação estudantil e artística, devido aos governos militares censurando a cultura brasileira.
Conforme texto base, leia atentamente as assertivas a se e assinale a alternativa INCORRETA sobre período dos anos 1960 no Brasil e no mundo:
a.
No Brasil, iniciamos a década de 1960 com Jânio Quadros na Presidência da República, Brasília como capital da modernidade e visíveis antagonismos na área política, herdados do período anterior. O fantasma de um golpe civil-militar rondava o país desde 1954.
b.
Cultura daqueles anos aproximou-se da política e da vida do povo, aprofundando um movimento que se iniciara nos anos 1950. No campo artístico, a palavra de ordem era engajamento: todo artista deve ir aonde o povo está.
c.
Os anos 1960 começavam com radicalização na política e nas artes. O mundo da Guerra Fria atingia seus pontos mais intensos de conflito, incluindo movimentos de independência na África, revoluções socialistas em diversas partes do globo e busca incessante de novas tecnologias para uso militar e para o cotidiano das pessoas.
d.
No Brasil da primeira metade da década de 1960, a hegemonia de uma visão de mundo identificada com as esquerdas expressou-se em obras e movimentos artísticos nos quais o nacional-popular tornou-se referência principal.
e.
Foi um período de pouca participação estudantil e artística, devido aos governos militares censurando a cultura brasileira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta INCORRETA é:
"Foi um período de pouca participação estudantil e artística, devido aos governos militares censurando a cultura brasileira."
Explicação:
A década de 1960 foi marcada por uma grande efervescência no campo das manifestações, culturais e educacionais. Em tempos de turbulência política, discussões acerca do modelo político, intelectuais e artistas, criaram um movimento de aproximação com sindicatos urbanos e rurais e as associações estudantis, na criação de uma cultura engajada. Os Centros Populares de Cultura (CPC's) reuniram parte significativa da produção artística com essas características e em consonância com os movimentos estudantis, da União Nacional de Estudantes (UNE) e de artistas que se coadunavam com movimentos de esquerda, e tinham em comum a tentativa de priorizar uma arte brasileira que fosse contraria sobretudo, a cultura dos norte-americanos.