Sociologia, perguntado por juascarparo, 1 ano atrás

Conforme se descreve em nosso guia didático e, Segundo Souza (2006), a educação das classes populares trouxe para o debate a organização de um sistema nacional de ensino que fosse racional e padronizado e abrangesse o maior número possível de crianças, visando uma educação em massa. É por isso que devemos nos reportar aos processos históricos de estruturação da escola pública no Brasil para compreender sua função e os interesses do Estado com sua consolidação.
Sendo assim, analise as afirmativas abaixo e julgue-as corretamente:
I.No período colonial o projeto de educação nacional era totalmente voltado para os interesses da metrópole que, necessitando de mão-de-obra para suas atividades econômicas, utilizou-se dos jesuítas para catequisar e doutrinar os nativos, tornando-os manipuláveis e úteis para o trabalho.

II. A primeira intencionalidade de escola pública no Brasil surge apenas início do século XIX. Um dos marcos desse contexto é a chagada da família, no ano de 1808, com a inauguração do ensino superior para atender aos filhos dos aristocratas e a constituição de 1824 que criou a escola primária gratuita para os filhos dos homens livres.

III.O crescente processo de urbanização que iniciou-se no Brasil no final do século XIX foi acompanhado de problemas sociais como a marginalização, a pobreza, e um elevado número de crianças abandonadas por seus familiares. Para atender as necessidades de reinserção social dos órfãos e abandonados é que criou-se as “casas de correção”. Essas instituições foram extintas no país e não temos nada similar nos tempos atuais.
São verdadeiras:
Escolha uma:
a. Apenas II e III.
b. Apenas I e II.
c. Todas são verdadeiras.
d. Apenas I e III.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
4

I. Verdadeiro. Durante o período colonial o projeto de educação nacional era voltada para o controle dos povos indígenas como mão de obra disciplinada, que vinham a receber a educação jesuítica.

II. Verdadeiro. Na constituição de 1824 ficou preconizado a criação de uma escola primária gratuita para os filhos dos homens livres.

III. Falso. A urbanização durante o final do século XIX no Brasil e os problemas sociais devido ao abandono de crianças, a pobreza e a marginalização resultou na criação das “casas de correção".

Atualmente temos sim algo similar, orfanatos  e lares de adoção sob a tutela do estado para os abandonados e a "Fundação Casa" para menores infratores.

Letra B: I e II, apenas.

Abraços!

Perguntas interessantes