Administração, perguntado por luanamarques9743, 4 meses atrás

Conforme Oliveira (2015), governança corporativa é o conjunto de práticas administrativas para otimizar o desempenho das empresas – com relação aos seus negócios, produtos e serviços – protegendo, de maneira equitativa, todas as partes interessadas, facilitando o acesso às informações básicas da empresa e melhorando o modelo de gestão. Com base nos princípios básicos da governança corporativa, assinale a alternativa correta

Soluções para a tarefa

Respondido por fabiannareis1
3

Sobre a governança corporativa e seus princípios básicos é correto afirmar que: "Responsabilidade corporativa: os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.)". Alternativa C.

Governança corporativa - Responsabilidades

A responsabilidade na governança corporativa é um dos princípios mais importantes da organização.  A alternativa C da questão é uma definição completa IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

As organizações são colocadas em uma situação de incerteza e crescente concorrência, nesta situação, um dos maiores desafios empresariais é orientá-las com base em valores éticos e uma postura responsável. É necessário atender aos interesses de todos os acionistas e demais grupos cujas vidas mudaram devido às ações da corporação.

Acho que esse é o restante da questão:

Selecione uma alternativa:

a) O Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) os divide em cinco: transparência, equidade, prestação de contas, responsabilidade corporativa e representação fidedigna.

b) Prestação de contas: consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos.

c) Responsabilidade corporativa: os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.).

d) Transparência: caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico a todos os sócios e demais partes interessadas, levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.

e) Equidade: os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.

Aprenda mais sobre IBGE, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/17782451

#SPJ4

Perguntas interessantes