Conforme o que se afirma em Teoria da aquisição da linguagem e estudos linguísticos, organ. Faculdade Educacional da Lapa (2020, p. 76), “o discurso propriamente dito é uma construção linguística vinculada ao contexto social no qual o texto é desenvolvido. Isso porque todo texto escrito ou oral é permeado por questões que vão além do próprio texto”. Em outras palavras, o discurso é o que se fala ou o que se escreve, levando em consideração como se escreve e como se fala. Portanto, faz parte do discurso recursos gráficos, linguagem mais elaborada, estrutura gramatical, tipologia textual. Elabore um texto, entre 10 e 15 linhas, sobre a prática discursiva empreendida entre sujeitos, identidades e grupos sociais a fim de que se torne viável a comunicação entre os usuários da linguagem
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
sobre a prática discursiva empreendida entre sujeitos, Para Arendt (2004) a vita activa humana se separa em três tipos de atividade: o labor, o trabalho e a ação. O labor estaria relacionado com as necessidades vitais do corpo humano, seu metabolismo, com os processos biológicos que ocorrem espontaneamente durante o crescimento e declínio do ser humano. O labor seria a atividade humana voltada à própria vida. Já, o trabalho, por sua vez, se relacionaria às atividades de produção de um mundo artificial de coisas. Os produtos do trabalho humano seriam nitidamente diferentes de qualquer ambiente natural e seriam destinados à sobreviver e transcender vidas individuais. O mundo artificial, portanto, seria construído pelo homem, mas perduraria além da existência de uma pessoa, ou seja, seria um produto independente da existência humana. O trabalho seria a atividade humana voltada à mundanidade, à produção de um mundo artificial no qual os indivíduos vivem.
Por fim, a ação seria a atividade humana ligada à interação entre homens, sem a mediação das coisas ou da matéria. É por meio da ação que os indivíduos se revelam distintos uns dos outros e, ao mesmo tempo, se igualam enquanto seres humanos. A ação seria a atividade humana destinada à pluralidade. O ser que age nunca age exatamente igual a qualquer pessoa que tenha existido, exista ou venha a existir. Somente por causa de sua capacidade de ação que o homem pode ter vida política.