Conforme Mário Vargas Llosa, "Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias". Nesse sentido, é fundamental não apenas o hábito de ler, mas, principalmente, que as leituras sejam realizadas estrategicamente, de modo que o leitor monitore a qualidade da própria leitura e tome iniciativas necessárias para resolver as dificuldades de compreensão ocorridas nesse processo, tornando-se, assim, leitor crítico que não é manipulável, e sim que a tudo questiona. A partir desse conceito, analise o texto abaixo.
Assinale a (s) alternativa (s) que responda (m) a seguinte questão: qual (is) o (s) paralelo (s) que pode (m) ser traçado (s) entre a frase de Mário Vargas Llosa e o texto de Bertolt Brecht?
(a) Mário Vargas Llosa apresenta a postura de um leitor crítico frente ao que lhe é apresentado, sendo o poema de Bertold Brecht uma crítica feita aos analfabetos não no sentido letrado, daquele que não sabe ler nem escrever, mas o analfabeto que não tem a compreensão de que a política interfere diretamente na sua vida cotidiana, determinando inclusive suas próprias condições de sobrevivência.
(b) O leitor competente, nesse sentido, deve ser questionador, não "engolir" as coisas que lhe são impostas, reivindicando o que for necessário. Brecht enfatiza que a falta de envolvimento dos cidadãos nas questões políticas, tanto em saber escolher seus representantes, como em participar da vida política gera uma série de problemas sociais como a prostituição, a violência e a corrupção. O leitor competente de mundo sabe diferenciar entre maus e bons candidatos e decidem na urna.
(c) Saber diferenciar entre leituras, suas possibilidades e contextos está de acordo com o eleitor que deve conhecer bem quem vai legislar e administrar sua cidade, estado ou país.
(d) Ao comprometer-se com a leitura crítica, o eleitor deve tornar-se rebelde, inquieto, pouco manipulável, não acreditando em lemas que alguns fazem passar por ideias, bem como fiscalizar e cobrar dos governantes ações que melhorem a vida da população.
Está(ão) correta(s):
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Bertold Brecht era um filósofo que responsabilizava os políticos pelas coisas ruins que acontecem com o povo de uma nação de uma comunidade de um estado.(e isto é verdade)
Então ele dizia que é necessário interpretarmos todas as mensagens que nos são dadas por eles e enxergar as verdadeiras intenções por detrás daquilo que falam .Não nos deixarmos manipular.
.
Então ele dizia que é necessário interpretarmos todas as mensagens que nos são dadas por eles e enxergar as verdadeiras intenções por detrás daquilo que falam .Não nos deixarmos manipular.
.
Perguntas interessantes
Biologia,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás