Conforme estudamos no conteúdo da Unidade 1, a história do Brasil não é uma história de integração étnica, cultural ou social. Ao contrário, esse processo de formação foi repleto de violência e exclusão social, tanto no passado quanto no presente. Para lidar com o problema, a Constituição de 1988 é um marco importante, na medida em que responde a tais padrões excludentes. Também chamada de Constituição Cidadã, ela foi construída a partir da intensa mobilização da sociedade civil, tornando-se símbolo da abertura democrática e da restituição de direitos e garantias constitucionais ameaçados pela Ditadura Militar. Nesse âmbito, o Estado brasileiro assegura o direito à cultura, material e imaterial, dos indígenas e afro-brasileiros. Quais as razões dessa referência especifica a estes povos?
Elabore um texto buscando responder tal pergunta, levando em consideração os aspectos históricos do desenvolvimento do Estado e da sociedade brasileira que perduram até os dias atuais.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
No Brasil, existe a maior população de origem africana fora da África no mundo, devido a isso a cultura africana exerce enorme influencia no país. A afro brasilidade se manifesta no nosso cotidiano através de música, religião e culinária. São exemplos: o samba, a capoeira, o candomblé, o vatapá, a cocada, a feijoada, entre outros.
A partir do século XX, passaram a ser aceitos socialmente diversos rituais, costumes e manifestações afro no Brasil e hoje fazem parte do calendário nacional e influenciam a vida cotidiana de todos os brasileiros.
Bons estudos!
Perguntas interessantes