Conforme estudado, aprendemos que a coleta de dados em pesquisa qualitativa pode ser feita de duas formas, aqui vamos abordar a verbal. Considerando este modelo, vamos analisar o trecho a seguir: “Os bens populares são altamente consumidos pela base da pirâmide, mas esses consumidores, segundo Prahalad (2005), também adquirem produtos de alta tecnologia ou de marcas reconhecidas, desde que tenham acesso ao crédito e um dos exemplos citados em seu livro é o das Casas Bahia. De acordo com Parente, Limeira e Barki (2008), no Brasil mais de 75% da população encontram-se nas classes de baixa renda e representam mais de 50% das vendas de grandes setores varejistas, demonstrando assim a importância do negócio voltado para a baixa renda. Além dos novos fatores globais que influenciaram a ascensão da classe de baixa renda ao mercado de consumo, o governo brasileiro tem praticado políticas para reduzir a miséria brasileira. O programa Bolsa Família, ficou famoso por beneficiar em 2006 mais de 11,1 milhões de famílias em todo o Brasil, ou seja, cerca de 45 milhões de pessoas, recebeu 8,2 bilhões de reais. Após o acesso dos consumidores de baixa renda ao mercado consumidor, esta classe dificilmente se permitirá retroceder ao patamar anterior, impondo uma nova vontade política no país. [...] esses fatores levam a acreditar que o mercado de baixa renda continuará crescendo no Brasil, não sendo um elemento passageiro e as pesquisas sobre esse mercado até então pouco explorado pelas grandes empresas colabora para a ampliação do conhecimento sobre o consumidor de baixa renda e os impactos nas estratégias para abordagem desse segmento.
Soluções para a tarefa
Sobre a pesquisa qualitativa temos que a mesma se refere a fenômenos subjetivos de uma determinada pesquisa.
Nesse sentido, no texto da questão temos que as classes mais baixas possuíram um maior poder aquisitivo ao longo dos anos.
Assim, com um maior poder aquisitivo, elas puderam adquiri bens duráveis, aquecendo o comércio no setor varejistas.
Muitas empresas lucraram milhões durante o boom que possibilitou a ascensão de muitas pessoas a classe média.
Assim, temos uma análise das subjetividades que envolvem a questão da renda da classe média.
espero ter ajudado!
Resposta:
entrevista semiestruturada
Explicação: Entrevistas semiestruturadas, são aquelas em que há uma programação prévia de perguntas abertas, mas o assunto deve ser muito bem delineado para evitar sair escopo da pesquisa. No caso desse tipo de pesquisa, podemos destacar: entrevista focal; entrevista semipadronizada; entrevista centralizada no problema; entrevista com especialista e entrevista etnográfica