Conflitos que refletiram a polarização USA X URSS
Cuba:
Coreia:
Vietnā:
China:
Soluções para a tarefa
Os conflitos que refletiram a polarização entre USA e URSS aconteceram durante a duração da Guerra Fria.
- Cuba: Crise dos Mísseis
- Coreia: Guerra da Coreia
- Vietnã: Guerra do Vietnã
- China: Revolução Chinesa
Cuba e a Crise dos Mísseis
A crise dos mísseis foi um período de tensão na Guerra Fria que ficou marcado pela instalação de uma base de mísseis soviéticos em Cuba, em outubro de 1962.
Em decorrência disso, os Estados Unidos realizaram um bloqueio econômico à Cuba, requerendo a retirada dos mísseis. Em resposta às pressões norte-americana, a URSS irá remover a base soviética da ilha.
Coreia e a Guerra da Coreia
A Guerra da Coreia foi um conflito em que ficou marcada a divisão do país em dois lados, sul e norte. Na Coreia do sul, o país estava sofrendo influência estadunidense com a criação da República Coreana. Já na do norte, sofrendo influência soviética, foi criada a República Popular Coreana.
Isso ocorreu devido a retirada de tropas japonesas, em razão da Segunda Guerra Mundial, realizando assim a independência da Coreia.
A guerra só cessou após o acordo de "Pan-Munjon", em 1953, porém as tensões e conflitos continuaram após o acordo.
Vietnã e a Guerra do Vietnã
A guerra do Vietnã é muito parecida com a da Coreia, visto que as influências socialistas e capitalistas aumentaram após que os colonizadores foram expulsos do Vietnã.
Com a saída dos franceses de sua colônia, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, o líder comunista Ho Chi Minh, liderou tropas vietnamitas contra outras tropas invasoras, os japoneses, obtendo êxito.
Após a luta pela independência vietnamita, seu reconhecimento só surgiu após a rendição francesa. Visto isso, havia um novo país a ser disputado pelos blocos polarizados, e o país irá ser dividido entre sul (capitalista) e norte (comunista).
Depois de ter perdido Cuba e a Coreia do Norte para o socialismo, os Estados Unidos iriam lutar fortemente para conquistar essa nova zona de influência. Contudo, as tropas americanas não conseguiram êxito, e retiram suas tropas após muitas críticas e movimentos internos contra a guerra.
China e a Revolução Chinesa
A China após a sua revolução se tornou um país em um grande desenvolvimento e com a ajuda da URSS fortaleceu seu país e teve grande influência na Guerra Fria.
Os conflitos que refletiam a polarização entre URSS e USA tiveram interferência da China que enviou suporte, para o lado comunista, nos conflitos do Vietnã e na Coreia.
Saiba mais sobre "Conflitos que Refletiam a Polarização Entre USA e URSS" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9220903
#SPJ1