Geografia, perguntado por RayssaAraujo22, 1 ano atrás

Conflitos no campo deixam 59 mortos e violência é a maior em 13 anos

Em 2016, os conflitos agrários causaram a morte de 59 pessoas em todo o País. O índice é o mais alto desde 2003, quando 71 pessoas foram assassinadas em conflitos no campo. Em 2015, haviam sido 50 assassinatos, 14 a mais que no ano anterior. O Estado de Roraima ocupa o topo da lista dos mais violentos, vindo em seguida Maranhão e Pará.

Sobre o conteúdo apresentado no texto e o modo como as propriedades rurais estão distribuídas pelo território brasileiro, é CORRETO afirmar que a distribuição de terras do país


(A) registra, por meio dos censos agropecuários do país, que, entre o período do governo militar e o início do século XXI, houve uma grande diminuição da concentração fundiária nas regiões Norte e Sul.


(B) possui a maior parte de suas terras concentradas por latifundiários, fato que permite situações de desigualdades e conflitos sociais com trabalhadores que reivindicam uma melhor distribuição de terras.


(C) apresenta a menor concentração de terras da América Latina e mantém equilibrada na distribuição por regiões do país, com índices de produtividade bastante altos e grande potencial para a produção agropecuária.


(D) é caracterizada pela desconcentração de terras e pela existência majoritária de pequenas propriedades rurais, cuja produção agrícola é, em geral, destinada ao mercado externo da América do Norte e da Europa.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
17

A é falsa. Foi justamente nestas regiões, onde há grande extensão do agronegócio brasileiro, que a concentração fundiária aumentou mais.

B é verdadeira. Por conta disto há milhões de pessoas no Brasil que, desejando trabalhar, não podem fazê-lo pois não tem terras, que foram ocupadas, muitas vezes ilegalmente, pelo agronegócio para a produção de monocultura para exportação.

C é falsa, pois o Brasil é um dos países onde mais há concentração fundiária.

D é falsa, pois a ocupação das terras no Brasil é caracterizada pela concentração de muitas terras nas mãos de poucas pessoas.

Perguntas interessantes