Conflito entre israel e palestina, quais foram as consequencias?
Soluções para a tarefa
A criação do estado de Israel ocorreu através da ocupação do território dos palestinos, que tiveram suas casas, fazendas e bens tomados pelos israelenses, em sua maioria judeus. Isso criou uma grande quantidade de refugiados palestinos que detestam os judeus e o estado de Israel.
Os israelenses temem que, com a criação de um Estado Palestino, os palestinos cobrem a dívida de suas terras e bens que foram tomados, dentre outras coisas que poderiam acontecer.
1. Argumentos dos judeus para a formação do estado de Israel:
a) Que eles haviam sido massacrados no Holocausto (a morte de mais de 6 milhões de judeus nas mãos do Hitler e outros);
b) Que já havia judeus na região da palestina e que muitos deles já usavam armas como os moradores da região (os palestinos);
c) Que os países mais poderosos do mundo à época apoiavam os judeus e sua luta para obter um país para si;
d) Havia grupos religiosos judaicos que estimulavam a ida de judeus à Jerusalém e outros territórios próximos;
e) A presença de assentamentos judaicos, organizados na forma de kibutz na região que hoje forma o estado de Israel.
O território que deveria ser o de Israel, conforme a ideia inicial em 1948, era bem menor que o hoje ocupado. Os judeus invadiram territórios, expulsaram os antigos moradores (os palestinos) e mantêm as pessoas na Palestina sob ameaça, sem o direito à cidadania, ao livre comércio ou ao direito de ir e vir. Para manter e ampliar seu território, Israel entrou em conflitos armados com o Egito e outras nações próximas.
2. Argumentos dos palestinos para a criação de um estado Palestino:
a) Os palestinos já estavam na região antes da chegada dos judeus para a criação do estado de Israel;
b) Os palestinos são alvos da violência praticada pelos cidadãos de Israel, não tendo direito de ir e vir, sendo privados de comércio exterior, dentre uma grande quantidade de restrições;
c) A falta de um estado político organizado e legitimado internacionalmente estimula a organização de grupos paramilitares e terroristas, como o Hamas;
d) A situação da Cisjordânia, com um controle feito pelas forças armadas israelenses, é extremamente grave, na qual a maior parte das pessoas vivem na miséria e não conseguem prosperar economicamente em razão dos embargos de comércio feitos por Israel.
e) O problema na Palestina não pode se prolongar sem nenhuma previsão de término, de modo que a criação de um estado palestino poderia melhorar a relação de Israel com os países islâmicos próximos, muitos dos quais com uma grande quantidade de refugiados palestinos em seus territórios.
Outra consequência foi a guerra dos seis dias, dentre outros atritos e ataques terroristas que ainda hoje ocorrem.
O conflito entre Israel e Palestina deixou, ao longo da história, dezenas de milhares de mortos, radicalizou o discurso político na região, destruiu valor econômico - pelos atos terroristas - e causou graves violações dos direitos humanos fundamentais.
Desde a formação do Moderno Estado de Israel, por iniciativa da ONU, da Inglaterra e dos Estados Unidos em 1947, o conflito local entre palestinos e israelenses tem sido uma constante, com sabotagens das infraestruturas locais, assassinatos políticos e atentados de natureza religiosa.
Hoje os palestinos ocupam uma área cada vez maior da região, e a sua população é vítima de constantes abusos de seus direitos básicos, sendo um dos três grandes grupos étnicos nacionais- são os outros os ciganos e os curdos - sem um Estado no mundo.
Mais sobre conflitos históricos na região em:
https://brainly.com.br/tarefa/17226515