ENEM, perguntado por ka8yanedaplariaCar, 1 ano atrás

Confidência do itabiranoDe Itabira trouxe prendas diversas que ora te ofereço: esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil; este São Benedito do velho santeiro Alfredo Durval; este couro de anta, estendido no sofá de visitas; este orgulho, esta cabeça baixa.Tive ouro, tive gado, tive fazendas. Hoje sou funcionário público. Itabira é apenas uma fotografia na parede. Mas como dói.ANDRADE, C. D. Sentimento do mundo. São Paulo: Cia. das Letras, 2012 (fragmento).O poeta pensa a região como lugar, pleno de afetos. A longa história da ocupação de Minas Gerais, iniciada com a mineração, deixou marcas que se atualizam em Itabira, pequena cidade onde nasceu o poeta. Nesse sentido, a evocação poética indica o(a)A pujança da natureza resistindo à ação humana. B sentido de continuidade do progresso. C cidade como imagem positiva da identidade mineira. D percepção da cidade como paisagem da memória. E valorização do processo de ocupação da região.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
246
Resposta correta letra D o poeta fala da percepção da cidade como paisagem da memória -----> ( esta pedra de ferro, futuro aço do Brasil; este São Benedito do velho ......Itabira é hoje apenas uma fotografia na parede )//// espero ter ajudado
Respondido por vchinchilla22
1

No poema de Carlos Drummond: "Confidência do itabirano",  a evocação poética indica o expresso na: Alternativa D:

  • Percepção da cidade como paisagem da memória.

No poema "Confidência do itabirano" o autor se expressa sua saudade da terra natal e a dor que causa a transformação do país, o qual com as modernizações se esquecia de cidades como Itabira, expresso na frase: "apenas uma fotografia na parede"

Assim, no poema ele tem uma percepção da cidade como uma paisagem da sua memória, que já não existe ou não é a mesma do seus tempos, evidenciado de modo especial pela distância temporal entre o passado e presente.

Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/37399293

Anexos:
Perguntas interessantes