Conferência de Berlim: houve algum conflito entre os paises participantes para a realizaçao da divisão da África?
Soluções para a tarefa
- O que foi a Conferência de Berlim?
Foi uma série de reuniões realizadas em Berlim, de 15 de novembro de 1884 a 26 de fevereiro de 1885 e organizadas pelo Chanceler do Império Alemão, Otto von Bismarck. Este evento marcou a colaboração europeia na partição e divisão territorial da África e contou com a participação de países europeus (Alemanha, Áustria-Hungria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Noruega, Países Baixos, Portugal, Rússia e Suécia), do Império Otomano e dos Estados Unidos.
Seu objetivo era o de regulamentar a liberdade do comércio nas bacias do Congo e do Níger, e tratar da dividisão, entre os participantes, dos territórios ainda não ocupados.
A imagem anexa mostra como ficou a divisão da África após esse evento.
- Que conflito ocorreu durante as negociações?
Portugal era dono das colônias de Angola a Moçambique e, no intuito de criar uma comunicação entre essas duas colônias, facilitando o comércio e o transporte de mercadorias apresentou um projeto chamado de "mapa cor-de-rosa" (ver segunda imagem anexa), no qual pleiteava exercer soberania sobre os territórios situados entre suas duas colônias, nos quais hoje se situam a Zâmbia, o Zimbábue e o Malauí e que eram de propriedade da Inglaterra.
Apesar de todos concordarem com o projeto, a Inglaterra recusou o projeto, ameaçando declarar guerra a Portugal se a proposta não fosse retirada. Portugal então, cedeu e retirou o projeto da pauta de discussões.
Para saber mais
https://brainly.com.br/tarefa/485969
Resposta: resposta simples para vocês:
Sim ouve conflito. Portugal apresentou um projeto chamado "mapa cor de rosa" o qual todos concordaram exeto Inglaterra, que ameaçou declarar guerra a Portugal.
Explicação: Sem textão