História, perguntado por gjansen, 11 meses atrás

As origens da Roma Antiga estão associadas, no imaginário contemporâneo, à lenda dos gêmeos amamentados pela loba. A relação dos antigos romanos com essa narrativa mítica não deve ser considerada de uma forma preconceituosa nem simplista, relegando-a a uma crença numa fantasia ingênua e pueril. Os antigos estavam cientes de que eram construções; Tito Lívio (Prefácio História de Roma) já atentara que, mais que qualquer outro povo, os romanos tinham o direito de introduzir a interferência divina nos atos humanos para tornar mais veneráveis as origens de sua cidade, tendo em vista sua indiscutível posição hegemônica no mundo mediterrâneo.

pueril: que tem ideias ou atitudes de criança; imaturo.
 
Com base no texto, é possível afirmar que para Tito Lívio, a lenda de Rômulo e Remo representava

(A)

a versão divina, conferindo um aspecto venerável a origem da cidade de Roma.

(B)

uma história fantasiosa e infantil, acerca da improvável sobrevivência de crianças abandonadas na natureza.

(C)

uma versão simplista, criada para explicar a origem guerreira dos romanos.

(D)

a pouca importância dada aos mitos, pelos romanos, uma vez que eram versões fantasiosas.

(E)

a construção de elementos mitológicos para justificar a expansão romana pelo mar Mediterrâneo.

Soluções para a tarefa

Respondido por manuzeraaaaa
8

Resposta:

acredito que seja a letra A

Explicação:

Como diz no texto: os romanos tinham o direito de introduzir a interferência divina nos atos humanos para tornar mais veneráveis as origens de sua cidade

Respondido por EduardoPLopes
0

É correta a alternativa A, já que os mitos, dentre eles os mitos de origem, eram uma pré-científica de explicar o funcionamento da natureza e/ou a organização das sociedades tal como existiam na realidade. Este mito romano ajuda a construir a identidade particular daquele povo, sendo uma forma de organização daquela sociedade.

Além deste mito de Rômulo e Remo amamentados pela Loba, os romanos tinham muitos outros que ajudavam a dar sentido às suas vidas. Acreditavam, por exemplo, que eram descendentes de um herói troiano (Eneias) e acreditavam que haviam sido protegidos, desde o começo de sua história, por Marte, o deus da guerra. Estes mitos ajudavam a construir identidade romana como um povo militarista e expansionista.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/17061341

Anexos:
Perguntas interessantes