conclusão sobre hormônio vegetal
Soluções para a tarefa
É possível encontrar diversos hormônios vegetais que permitem maior desenvolvimento das plantas. As principais substâncias que passam a agir como bons hormônios, ou como fitormônios, são compostas por cinco grupos como as auxinas, as citocininas, as giberelinas, o ácido abscísico e também o etileno. Esses hormônios citados são fundamentais para proporcionar não só o seu crescimento, mas também para aumentar a sua produtividade.
– Auxinas: São responsáveis pelo tropismo, além de todo o desenvolvimento dos seus frutos e também do alongamento celular que ocorre de maneira radicular e caulinar. As auxinas são hormônios produzidos diretamente na região do caule, folhas jovens, além dos frutos e também nas sementes presentes na planta.
– Citocininas: É um hormônio que permite ajudar no retardamento do envelhecimento de todas as plantas. As citocininas passam a estimular de maneira competente as divisões celulares e ainda agem no desenvolvimento das gemas laterais. Esse hormônio é produzido nas raízes e é transportado através do xilema.
– Giberelina: É um hormônio produzido diretamente nas folhas e tecidos jovens presentes no caule, nos frutos e também nas sementes que se encontram em germinação. O hormônio giberelina também age no crescimento das plantas permitindo a sua floração, além do crescimento dos frutos e outros fatores fundamentais para planta.
– Ácido Abscísico: É o hormônio responsável pela inibição do crescimento da planta, ou seja, ele acaba causando a dormência das gemas e sementes. Ele é produzido no caule, na coifa e também no caule. O hormônio do ácido abscísico é difundido através de vasos que são responsáveis pela condução da seiva.
– Etileno: Esse hormônio é responsável pelo amadurecimento dos frutos, além de ser o responsável por promover a queda das folhas e outras fases de desenvolvimento. Ele é caracterizado como um gás, por isso é mais fácil para se locomover ao longo da planta e distribuir-se entre as estruturas que ela contém. O etileno é produzido nos mais variados locais da planta.