Conclusão: as principais consequênciasComo conclusão, pode-se afirmar que os colonialistas do século XIX, só se interessavam pelo lucro que eles obtinham através do trabalho que os habitantes das colônias prestavam para eles. Eles não se importavam com as condições de trabalho e tampouco se os nativos iriam ou não sobreviver a esta forma de exploração desumana e capitalista. Foi somente no século XX que as colônias conseguiram suas independências, porém herdaram dos europeus uma série de conflitos e países marcados pela exploração, subdesenvolvimento e dificuldades políticas. Outra consequência do imperialismo e do neocolonialismo foi a rápida e significativa industrialização dos países europeus colonizadores. Esse fato, começou a gerar conflitos de interesses políticos e econômicos entre os países industrializados. Muitos desses conflitos estão presentes nas raízes que levaram esses países à Primeira Guerra Mundial. ATIVIDADE• Com base no que estudamos e na leitura atenciosa do texto acima, faça um resumo explicando as principais causas e consequências do Imperialismo. (mínimo de 15 linhas.
Soluções para a tarefa
Causas do Imperialismo
O Imperialismo foi resultado direto das transformações que aconteciam por conta da Revolução Industrial. Essa revolução trouxe grandes avanços tecnológicos para o mundo, sobretudo por conta da criação de máquinas, meios de transporte, pelo uso de novas fontes de energia e pelo desenvolvimento do Capitalismo. Com a Revolução Industrial, as nações europeias despontaram como potências econômicas.
Esse avanço possibilitou o desenvolvimento das indústrias e o desenvolvimento de economias globais. O desenvolvimento industrial desses países resultou em uma demanda por novas matérias-primas e por novos mercados consumidores que absorvessem essas mercadorias produzidas.
O historiador Eric Hobsbawm afirma, inclusive, que determinada quantidade de nações (as mais elaboradas economicamente), com a Revolução Industrial, sentiu a necessidade de expandir sua produção, adquirindo novos mercados consumidores|1|. Com essas necessidades mencionadas, as nações industrializadas partiram para a ocupação de territórios como forma de garantir o desenvolvimento de suas economias.