Conceitue os seguintes fundamentos:
SAQUE:
MANCHETE
TOQUE
CORTADA
LEVANTAMENTO
BLOQUEIO
SE ALGUÉM SABE ME FALA PFV
Soluções para a tarefa
Resposta:
Recepção: é o primeiro toque dado pela equipe que não está sacando. Em geral, os jogadores de fundo são os responsáveis pela recepção, buscando conseguir amortecer a bola para que o levantador possa fazer um bom passe com o segundo toque. É comum ver recepções serem feitas por meio de manchete.
– Manchete: consiste num movimento de defesa em que o jogador estica os braços e junta as mãos, formando um V. A manchete ideal é realizada com o a bola batendo no antebraço do jogador, com o intuito de absorver o impacto do ataque ou saque adversário.
– Cortada: jogada mais comum de ataque, consiste no movimento vertical, de cima para baixo, do o braço, enquanto o jogador está em suspensão no ar, para gerar aceleração na bola, com o intuito de cravar a bola no chão da quadra adversária ou explorar o bloqueio do oponente, em busca de vencer o ponto.
–Bloqueio: é realizado quando o time adversário está atacando. O bloqueio só pode ser feito pelos jogadores que estiverem nas posições de rede (2, 3 e 4). Os jogadores esticam os braços para o alto e saltam, criando uma “parede” para impedir que a bola passe e, se possível, ainda consigam cravar a bola na quadra adversária, para pontuar. Um bloqueio pode ser simples (um único jogador salta), duplo (dois jogadores) ou triplo (três). Bloqueios não entram na contagem de toques que um time pode dar enquanto está em posse da bola.
– Largada: jogada de ataque em que, ao invés de utilizar força, o jogador apenas dá um tapa da bola, tentando coloca-la entre em jogadores que estão na rede e os outros que estão no fundo de quadra para surpreendê-los.
– Bola de segunda: jogada em que o time, em geral o levantador, faz o ataque no segundo toque, ao invés do terceiro. A ideia é surpreender a defesa adversária e conseguir atacar sem ter que enfrentar o bloqueio.
– Explorar o bloqueio: em determinados ataques, o jogador pode ser ver diante de um bloqueio duplo ou triplo, o que dificulta que ele consiga cravar a bola na quadra adversária. Sabendo disso, ele pode optar por explorar o bloqueio, ou seja, dar uma cortada com força intencionalmente na direção do mesmo, com intuito de que a bola bata ou desvie nas mãos dos oponentes e saia da quadra, ganhando assim o ponto.
– Saque viagem: o mais potente dentre os saques, o jogador arremessa a bola para o alto, toma impulso e a golpeia com força, como se estivesse fazendo um ataque. Com uma rotação para baixo (spin), a bola ganha ainda mais aceleração. Da mesma forma que é o mais agressivo e de difícil defesa, é mais arriscado, pode há o risco de se exagerar na força e a bola sair da quadra ou colocar muito efeito e ela não passar da rede.
– Saque flutuante ou sem peso: mais conservador, é utilizado por jogadores que não possuam tanta potência ou habilidade no saque, ou em momentos em que o time quer ser conservador e colocar a bola em jogo. O sacador toma menos impulso (em alguns casos, saca com os pés ainda no chão) e apenas dá um tapa na bola. Como o movimento é mais curto, a trajetória é suave, porém a perda de velocidade repentina faz com que a bola caia de forma imprevisível e dificulte a defesa adversária.
– Saque jornada nas estrelas: utilizado pela equipe brasileira na década de 1980, ficou famoso principalmente pelo jogador Bernard. Consiste em sacar a bola de baixo para cima com força, para que ela ganhe muita altura. Após atingir o ápice, a gravidade age sobre a bola com maior intensidade e ela cai em uma linha quase reta.
Levantamento:
O levantamento é o fundamento em que os jogadores tentam levantar a bola para auxiliar os atacantes a devolverem a bola para a quadra adversária tentando marcar ponto.
Toque:O toque é um modo específico de contato com a bola. Para realizar um toque, o jogador golpeia a bola com as pontas dos dedos, num movimento de baixo para cima. O toque é utilizado principalmente para a realização de um levantamento, embora também possa ser usado para a realização de uma recepção ou de uma defesa.
hoje cada numero inteiro pode ser associado a um ponto da reta numerica. o numero associado ao ponto de uma reta e chamado de abscissa desse ponto. por exemplo, 1 e abscissa do ponto A e -3 e abscissa do ponto C.