conceito de socialismo e comunismo na revolta russa
Soluções para a tarefa
Resposta:
A pobreza e a exploração dos trabalhadores, nos primeiros anos do século XX, fizeram os camponeses e operários russos se mobilizarem politicamente. Quando as classes perceberam que suas reivindicações não eram ouvidas pelo Czar Nicolau II, elas começaram a lutar pelo fim do Czarismo, principalmente porque elas acreditavam que podiam concorrer com a indústria do exterior.
Assim, surgem novos partidos políticos de oposição que pensaram em novos projetos, que serviram de base para o socialismo na Rússia. Os partidos, que eram chamados de soviete, organizavam os movimentos populares por meio de conselhos que representavam o povo. Essa oposição ao governo de Nicolau II se dividiu em duas correntes: Liberal Reformista e Revolucionária.
A primeira corrente era favorável ao regime parlamentar burguês e defendia um regime socialista agrário, enquanto a segunda corrente era formada por socialistas-revolucionários e social-democratas que tinham como base as teorias de Marx e Engels. A corrente Revolucionária era subdividida em Mencheviques – minoria que defendia uma grande partido de massas – e Bolcheviques – maioria liderada por Lênin.
Explicação: