Biologia, perguntado por jennvi6tA0naFrandrad, 1 ano atrás

conceito de biodiversidade? gostaria de saber, por favor.

Soluções para a tarefa

Respondido por gersonrochamaciel
1

Diversidade Biológica, ou Biodiversidade, é definida pela Convenção da como “a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo entre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas” (redação dada pelo Decreto Legislativo 2-94/artigo 2). 


Entre outros autores, define-se ainda a diversidade biológica como a variedade de vida na Terra. Ela é constituída pelas variedades interespecífica, entre espécies e de ecossistemas. A biodiversidade também se refere às relações complexas entre seres vivos, e entre seres vivos e seu meio ambiente. 


Biodiversidade é, portanto, o conjunto de toda a vida no planeta Terra, incluindo todas as diferentes espécies de plantas, animais e microrganismos (estimadas em mais de 10 milhões de espécies), toda a variabilidade genética dentro das espécies (estimada em 10 a 100 mil genes por espécie) e toda a diversidade de ecossistemas formados por diferentes combinações de espécies. 


A biodiversidade inclui os serviços ambientais responsáveis pela manutenção da vida na Terra, pela interação entre os seres vivos e pela oferta dos bens e serviços que sustentam as sociedades humanas e suas economias. Esses bens e serviços incluem alimentos, medicamentos, água e ar limpos, e outros recursos naturais que sustentam uma ampla variedade de atividades humanas e indústrias, desde atividades florestais até mineração e produtos farmacêuticos. Estudos recentes estimam o valor agregado anual dos serviços ambientais em todo o mundo em trilhões de dólares. 


A biodiversidade inclui tanto as espécies silvestres como as domesticadas pelo homem nos últimos 10 mil anos (uma única espécie domesticada como o arroz pode conter mais de 2.000 variedades locais diferenciadas). 


A definição biológica de espécie é normalmente a mais usada pelos biologistas de evolução, porque é baseada nas relações genéticas mensuráveis, muito mais do que em características físicas que soa de alguma forma subjetiva. Na prática, entretanto, a definição biológica de espécie é algo difícil de ser usado, pois requer conhecimento sobre quais indivíduos são realmente capazes de procriar uns com os outros, mas esta informação raramente está disponível. Como resultado, biologistas que trabalham em campo separam as espécies pelo modo como são vistas

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes