Comumente, usamos como sinônimos termos que, apesar de estarem diretamente articulados uns aos outros, não são exatamente a mesma coisa. É o caso de expressões como planejamento, plano, projeto. Um exemplo da aplicabilidade dessas expressões é encontrado no Município do Ceará. Nesse município foi implantado o Programa de ação estadual de combate à desertificação e mitigação dos efeitos da seca (PAE/CE), o qual envolve o Projeto de práticas agrícolas de convivência com o semiárido bem como o Plano de Ação de Convivência com a Seca (PACS).
Conforme estudado nessa Unidade Curricular, durante a fase de implementação e execução das políticas públicas são gerados o Plano, o Programa e o Projeto.
Explique o que é Plano, Programa e Projeto, destacando as diferenças entre eles.
Soluções para a tarefa
Plano - é um documento que tem como objetivo delinear as decisões, contendo as informações básicas do que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, e as providencias e ações a serem tomadas durante um projeto.
Programa - é considerado o aprofundamento do plano, com foco no cronograma e é detalhado por setor, a política, diretrizes, metas e medidas instrumentais, pode ser definido como a setorização do plano.
Projeto - detalha a maneira como as ações e atividades criadas no plano serão executadas e colocadas em prática para alcançar os objetivos.
Espero ter ajudado!
Resposta:
Plano : Planejamento global de longo prazo que inclui as grandes orientações (missão, objetivos gerais e estratégias). Consiste na sistematização do processo de organização da ação.
Programa: Planejamento de médio prazo mais específico que o plano, inclui objetivos, metas concretas e estratégias de implementação. Pode ser considerado o desenvolvimento do plano.
Projeto: É uma ação claramente planejada e delimitada pelos objetivos de um programa. Possui atividades, recursos e prazos para alcance dos objetivos e das metas. Constitui o nível mais específico do planejamento, com maior detalhamento possível para efeitos de curto prazo e de execução.
Explicação:
FONTE: Apostilha Políticas Públicas para o Agronegócio