Comumente, o ensino de Estatística, tem sido desenvolvido de forma equivocada, destinando-se apenas para leitura e interpretação de gráficos e tabelas, entretanto as orientações curriculares e Lopes (2010) salientam que a Estatística contribui principalmente:
a.
a produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.
b.
para a criação de tabelas e gráficos e análise de dados.
c.
a interpretação e elaboração de listas, tabelas simples, de dupla entrada e gráficos de barra para comunicar a informação obtida.
d.
para a promoção de uma cidadania que proporcione a capacidade de analisar criticamente dados apresentados, os questionando e avaliando a veracidade das informações.
e.
a exploração da função do número como código na organização de informações (linhas de ônibus, telefones, placas de carros, registros de identidade, bibliotecas, roupas, calçados).
Soluções para a tarefa
Resposta:
O coleguinha acima acertou na resposta, mas errou na letra. A resposta é a letra
d.
para a promoção de uma cidadania que proporcione a capacidade de analisar criticamente dados apresentados, os questionando e avaliando a veracidade das informações.
Explicação passo-a-passo:
d. para a promoção de uma cidadania que proporcione a capacidade de analisar criticamente dados apresentados, os questionando e avaliando a veracidade das informações.
Lopes afirma ser extremamente importante que os conceitos sejam trabalhado de maneira que possam ser adaptados a situações problemas reais e que se contextualizem com o cotidiano dos estudantes, sendo assim possível que eles desenvolvam a habilidade de interpretação e também de resolução de problemas.
Segundo ela, situações sem vínculo com a realidade determinam uma linha de pensamento, contudo não determinam o senso crítico de um cidadão.
Bons estudos!