Compreensão e interpretação do texto felicidade clandestina
Soluções para a tarefa
Compreensão e Interpretação do texto
01. Os três primeiros parágrafos formam a introdução do conto lido. Neles, são apresentadas as características das personagens da história.
a) Quais são as personagens principais da história? A narradora e a menina filha do dono de livraria.
b) Como é feita a caracterização das personagens: de modo superficial ou de modo aprofundado, minucioso? De modo minucioso
c) Que aspectos dessas personagens são ressaltados? São ressaltados aspectos físicos e psicológicos. Enquanto filha do dono de livraria era gorda, sardenta, cabelos excessivamente crespos e arruivados e tinha bustos enormes, a narradora, como as outras garotas, era bonitinha, esguia, altinha, de cabelos livres. A primeira não dava valor aos livros; a segunda ansiava por eles.
02. Embora a filha do dono de livraria não tivesse muitas qualidades, algo a fazia parecer superior aos olhos da narradora. O que era? O fato do pai dela ser dono de livraria, pois isso possibilitava a ela ter os livros que quisesse.
03. Observe estes trechos do texto:
· “Mas que talento tinha para a crueldade.”
· “Ela toda era pura vingança.”
a) Por que, na opinião da narradora, a outra menina tinha talento para a crueldade? Porque fazia questão de humilhar e só emprestava livros depois que a pessoa implorasse bastante.
b) Qual é a explicação da narradora para o ódio e o desejo de vingança da menina? De certa forma, a filha do dono de livraria achava-se inferior as outras meninas por elas serem bonitas, terem cabelos lisos, serem magras, etc.
04. Releia este trecho:
“ Até que veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim uma tortura chinesa. Como casualmente, informou-me que possuía As reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato.”
a) O emprego da expressão como casualmente dá a entender que a iniciativa da filha do dono de livraria foi uma ação casual ou planejada? Dá a entender que era tudo planejado, embora a menina quisesse dar a impressão que tinha sido casual.
b) O que a menina provavelmente imaginou a respeito da importância do livro para a narradora? Justifique sua resposta. Que ela tinha muita curiosidade pela obra de Monteiro Lobato, autor que fazia grande sucesso entre as crianças no passado.
05. A posse do livro “As reinações de Narizinho” possibilitou à menina exercer sobre a narradora uma “tortura chinesa”, num jogo infindável de promessas e mentiras.
a) Que características da menina e da narradora se observam nessa relação? A filha do dono de livraria era uma pessoa sádica, má, perversa; a narradora era persistente e resignada.
b) Que consequências físicas resultam dessa tortura para a narradora? Olheiras, cansaço
c) Explique: Por que a narradora se submetia a esse jogo criado pela menina? Pela esperança de obter o livro, porque a leitura dela era, para ela , uma necessidade vital.
06. Um dia, a mãe descobre o jogo que a menina vinha fazendo com a narradora.
a) O que parece ter chocado mais a ne nessa descoberta? A constatação da perversidade da filha, mais do que saber que a menina mentia.
b) O que a decisão da mãe representou para a narradora? Representou a libertação, pois ela pôde deixar de se submeter aos caprichos da outra.