COMPREENSÃO
1. Registre os significados das palavras a seguir: cólera, pungir, recôndito, ventura, soneto.
2. Justifique o título dado ao poema acima.
3. Comprove por que o texto é um soneto.
4. Qual é o tema central dele?
5. Que oposição fica bem nítida no texto, segundo o eu lírico? O que você pensa a respeito disso?
6) Você concorda que muitas pessoas fingem ter sentimentos verdadeiros? Por quê?
7) Copie do texto uma comparação, explicando.
8) Que mensagem o poema transmite? Comente.
Soluções para a tarefa
1) Cólera: Doença causada por uma bactéria, que causa sintomas como diarreia e desidratação, através de ingestão de alimentos contaminados ou por uma contaminação fecal-oral direta.
Pungir: machucar, furar, ou ferir.
Recôndito: oculto, desconhecido ou encoberto.
Ventura: sorte, fortuna ou acaso.
Soneto: um tipo de poema que apresenta-se de forma fixa.
2) O nome do poema faz referência a um tipo de mal ou doença que não está exposto, que se encontra no interior das pessoas.
3) O soneto apresenta uma estrutura fixa de quatro estrofes, assim como o poema. Sendo que as primeiras duas estrofes possuem quatro versos (linhas) em cada, e nas duas ultimas estrofes, se tem a presença de três versos (linhas) em cada, característico de sonetos.
4) A mensagem central do poema é a presença de sentimentos que afetam as pessoas em seu interior e que ficam mascaradas, escondidas.
5) A oposição que ocorre no texto é a felicidade e risada que se estampa no rosto, enquanto que em seu interior se tem grandes traumas e infelicidades.
6) Sim, muitas pessoas fingem felicidades, e sentimentos que não possuem. Muitas vezes isso acontece pois as pessoas veem a necessidade de serem felizes para que sejam mais aceitos socialmente.
7) "Quanta gente que ri, talvez, consigo
Guarda um atroz, recôndito inimigo,"
Neste trecho é possível observar um apontamento do autor, que a risada nem sempre é sinônimo de felicidade, muitas vezes as pessoas aparentam estar felizes mas em seu interior se encontram grandes tristezas.
8) O poema transmite a mensagem que devemos agir como realmente somos e não agir apenas de acordo com a sociedade, mantendo aparências que não se tem.