Compreender os fatores de textualidade auxilia na leitura e interpretação adequada de um texto. Particularmente, no gênero textual charge precisamos estar bem atentos para apreender os sentidos que o autor quer veicular. Pensando nisso, leia a charge a seguir.
A partir da leitura da charge, aponte o sentido da fala de Helga e de Hagar. Em seguida, apresente qual fator de textualidade está presente na fala dos personagens justificando sua escolha.
Observações:
a) Seu texto de resposta deve ter até 10 linhas;
b) Seu texto de resposta deve apresentar dois pontos: o que você entendeu pela fala de Helga e Hagar e qual fator de textualidade está presente na fala de Helga e Hagar;
c) Seu texto de resposta deve ainda apresentar pelo menos uma justificativa para o fator de textualidade que você afirma estar na fala dos personagens.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ambas as falas apresentam o fator intencionalidade.
Explicação:
Reconhecer a intencionalidade discursiva de um texto significa entender as intenções comunicativas do outro. Muitas vezes, a intenção é justamente expressar o oposto do que está escrito. A fala de Helga: “pão e água ou ir jantar fora” não significa exatamente que o casal tenha essas opções para o jantar, pois “pão e água” não é uma refeição muito apetitosa. Na verdade, sua intenção era dizer que não tinha nada para jantar. Da mesma forma, a fala de Hagar não significa exatamente o que ele disse, pois, na realidade, não havia escolha, portanto ele foi irônico.
O sentido da fala de Helga e de Hagar é o seguinte: Hagar estava curioso para saber o que sua esposa lhe prepararia para o jantar; fazendo-lhe uma pergunta direta. O sentido da fala de Helga foi basicamente uma negativa, deixando implícito que ela não cozinharia, Hagar teria de comer o que havia disponível, pão e água, ou então... sair para jantar em algum restaurante.
Sobre o fator de textualidade que está presente na fala de Helga e Hagar, tem-se a intencionalidade na fala de Helga, que quer deixar claro o seu ponto de vista, o de que não irá preparar refeições para o marido enquanto o mesmo estiver simplesmente sentado em sua poltrona esperando que ela faça tudo. Na fala de Hagar temos a relevância, pois é a fala que inicia todo o processo e dá início à "história".