Compreender o tempo histórico para nos posicionarmos em tudo o que estamos fazendo é fundamental. A história nos leva a perceber que os fatos não se repetem, porém certos acontecimentos podem ser avaliados no presente com a compreensão do que já vivemos, com nossa história. Quando somos capazes de estudar com mais profundidade os diversos momentos históricos e relacionamos eles com os acontecimentos que nos cercam, temos a possibilidade de uma reflexão necessária
Soluções para a tarefa
A prática do ensino de história exige um professor altamente envolvido com um tema. É por meio da história que alcançamos muitos objetivos e aprendemos detalhes e fatos que sequer imaginávamos que fossem tão importantes e característicos. A alternativa que melhor responde a questão é a alternativa 5.
Tempo histórico, percepção e progresso
O tempo histórico são as referências históricas usadas para organizar os eventos mais importantes e as principais mudanças nas sociedades e civilizações.
É uma forma de contar o tempo com base nas ações das pessoas que contam para estar na terra por causa das experiências que um povo, uma nação ou toda a humanidade passou.
Os tempos históricos são marcados por grandes eventos como guerras, queda de impérios, grandes construções, grandes epidemias e mudanças de regimes.
Os tempos históricos marcam muitas variadas formas de estruturas de organização política, econômica, social e até mesmo cultural das civilizações e que podem variar entre grupos sociais.
Acreditamos que as alternativas a seguir respondam a questão em pauta:
Alternativa 1:
A história se limita a entender o passado. Ela não pode ser considerada um elemento de reflexão do presente. Os fatos históricos são desconectados, uma mera sequência de acontecimentos sem lógica.
Alternativa 2:
O objetivo da história como campo de conhecimento é compreender porquê os fatos ocorrem. O educador tem na história apenas uma consulta de curiosidade da descrição de fatos, sem correlações ou análises.
Alternativa 3:
A história deve ser gravada, memorizada, para que possamos expressar para as pessoas nossa capacidade de guardar acontecimentos importantes para a nossa identidade social. Não há relação entre fatos históricos e a análise da contemporaneidade.
Alternativa 4:
O educador deve saber sobre a História da Educação. Esta compreensão fortalece sua formação como um critério de julgamento de sua habilidade e valorização. O profissional que sabe relatar os principais acontecimentos históricos de sua área de atuação gera respeito aos que estão a sua volta.
Alternativa 5:
Na educação, os acontecimentos que formaram a história e lhe deram sentido são contribuições vitais para nos posicionarmos na defesa de uma proposta de ensino. Ao entendermos como a educação e a escola, enquanto instituição, percorreram suas trajetórias, nós desvendamos possibilidades para agir no presente e gerar eficiência na educação do futuro.
Para saber mais sobre o tempo histórico, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/49494598
#SPJ4