Português, perguntado por leLEaara, 3 meses atrás

Compreender a Didática, ciência que estuda o processo de ensino e de aprendizagem, é fundamental, tendo em vista que somos nós, professores, que estamos à frente deste processo: planejando, executando e avaliando. Para que a nossa prática pedagógica - planejando, executando e avaliando - seja coerente, precisamos compreender as teorias que embasam as tendências pedagógicas, pois é por meio desta compreensão que teremos consciência de qual é a função da escola, qual é o papel do professor e que pessoas queremos formar para a nossa sociedade.
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean; CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Didática. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2019.

Nesse sentido, imagine a seguinte situação:
Você está participando de um grupo de estudos na escola em que trabalha. Cada professor recebeu uma temática diferente para poder apresentar aos colegas neste grupo. A você, ficou a seguinte temática: Tendência Pedagógica Histórico-Crítica.
Assim, resolveu apresentar uma linha do tempo com a temática: Tendência Pedagógica Histórico-Crítica. Afinal, é esta tendência que utilizamos para fundamentar o processo de ensino e de aprendizagem nos dias atuais. Pensando no planejamento desse encontro, elabore um texto dissertativo, de 15 a 30 linhas, apresentando as seguintes características com relação à Tendência pedagógica Histórico-Crítica:
1 - Título.
2 – A data da chegada e consolidação da tendência pedagógica no Brasil.
3 – Método desenvolvido a partir de qual teoria.
4 – Principais características desta tendência pedagógica: papel do professor, papel do aluno, conteúdo, papel da escola, aprendizagem e avaliação.
5 – A importância do professor para o processo de ensino e de aprendizagem escolar.

Atenção:
- Utilize o formulário padrão para o envio do mapa. O arquivo encontra-se na pasta material da disciplina;
- Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores em aulas ao vivo e no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem;
- Assista ao vídeo com explicações sobre a realização da atividade que está disponível na página da disciplina;
- Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão na pasta material da disciplina;
- A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.

Soluções para a tarefa

Respondido por italoms10
0

Para escrever um texto dissertativo sobre o tema Tendência Pedagógica Histórico-Crítica, primeiramente você deve se organizar e pesquisar sobre esse estilo de texto e sobre o tema.

Como escrever um bom texto dissertativo?

  • Conhecer bem o tema;
  • Entender as etapas da redação;
  • Aplicar a estrutura correta do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Aspectos da Tendência Pedagógica Histórico-Crítica:

  • Articulação entre teoria e prática;
  • Estimula o diálogo entre os alunos;
  • Sistematização lógica dos conhecimentos.

Portanto, é importante que se organize as ideias relacionadas ao tema e que se aplique os conceitos estudados na estrutura requerida por um texto dissertativo.

Leia mais sobre tendências pedagógicas em: https://brainly.com.br/tarefa/7373174

#SPJ1

Anexos:
Respondido por andreiGod
0

Tendência Histórico-crítico

Ao longo do viés da Educação brasileira, surgiu diversas tendências pedagógica, que constituíam como objetivo, criar um campo de estudo didático íntegro.

Conforme a evolução das tendências pedagógicas, concomitantemente dá-se início a tendência pedagógica Histórico-Crítico ou Crítico-Social dos Conteúdos. Essa, por conseguinte, surgiu na década de 1970, no entanto sua concretização se deu na década de 1980. Ademais, essa tendência tinha como proposta considerar as questões históricas, pois acreditava que a educação também interferi, de certo modo, na sociedade. Essa tendência tinha como base o materialismo histórico dialético de Karl Marx e Friedrich Engels, além do mais, possuía como objetivo o resgate da importância escolar e a reorganização do processo educativo.

Saliente-se ainda que, para a pedagogia histórico-crítico, a escola cumpre função social e política de difundir o conhecimento historicamente acumulados a todos, fazendo assim, uma condição para que o povo, efetivamente, participe das lutas sociais. Em vista disso, os conteúdos abordados são culturais e universais, elaborando assim o estímulo do professor em propiciar a favorecer momentos de diálogos entre os alunos e os professores.

Vale ressaltar que, o trabalho do professor, no que diz respeito à tendência histórico-crítico, possui tais objetivos: criar condições para que os alunos desenvolvam suas capacidades e habilidades intelectuais e orientar as tarefas de ensino para objetivos educativos de formação de personalidade. Diante disso, percebe-se a responsabilidade que o professor possui no ambiente escolar, já que ele é responsável por produzir e orientar as atividades, que são de fundamental importância para o desenvolvimento dos alunos, auxiliando no processo de assimilação e coordenação do conhecimento ou problematizando é estabelecendo diálogo.

Perguntas interessantes