Compreende-se que a Previdência Social já foi alvo de algumas contrarreformas por parte dos diferentes gestores que passaram pelo Estado, desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, e que essas mudanças afetaram diretamente na operacionalização da proteção social. Considerando o período do governo Dilma, qual foi o principal foco da contrarreforma da Previdência Social realizada?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a- O principal foco foi diminuir os valores pagos todo mês por parte da Previdência e reduzir o tempo de acesso aos benefícios, como pensão por morte, auxílio-doença, abono salarial e seguro-desemprego
Explicação:
De acordo com Salvador (2015 apud LOURENÇO, 2017), no governo Dilma, com relação à contrarreforma, o foco principal foi minimizar os valores pagos mensalmente por parte da previdência e reduzir o tempo de acesso aos benefícios de pensão por morte, auxílio-doença, abono salarial e seguro-desemprego, por meio das medidas provisórias de número 664 e 665. Pode-se pensar que o governo Dilma foi enaltecido, enquanto uma continuidade dos trabalhos do governo Lula, em relação às pessoas em situação de vulnerabilidade ou que precisavam de algum suporte ou incentivo do Estado. Contudo, a contrarreforma colocou em cheque esse posicionamento a favor da maioria da população e, ao ter como objetivo a redução do acesso a vários benefícios, prejudicou a população vulnerável que contava com esse apoio governamental, quando se encontrou em necessidade e precisou acessar essa política.
Resposta:
resposta correta letra a
Explicação:
resposta correta letra a