História, perguntado por rosaaarodrigues, 7 meses atrás

Complete o quadro abaixo com um breve resumo sobre as ideias dos três teóricos do absolutismo: Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes e Jacques Bossuet.

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiaholanda94
85

Resposta:

Maquiavel faz uma interessante reflexão sobre o papel do filósofo neste ponto, visto que para o autor, a atuação do filósofo não é o de fazer especulações sobre política e  sim criar um guia prático para a reflexão.

Deste modo, a partir do empirismo o governante deve transgredir a moral para se manter no poder, firmando tratados entre essa noção e a busca pela coexistência da crítica filosófica e a política.

Para Hobbes a paz só é possível quando a liberdade fosse reunida por todos os indivíduos, fato que ele define como a liberdade total.

Hobbes também defende que a igualdade é um fator contribuinte para a guerra de todos os indivíduos, proporcionando uma luta acirrada pelos direitos individuais de cada um.

Bossuet partia da  teoria do direito divino ou direito divino dos reis, que parte do pressuposto que os príncipes eram escolhidos por Deus para governarem após a passagem do trono de seus pais, os Reis.

Essa concepção está relacionada ao período Calvinista, onde as conexões da Igreja e da Sociedade estavam ligadas, aliando doutrina a hierarquia de governo, passando essa doutrina a ser modificada aos poucos a partir da reforma protestante.

Respondido por eduardospagnolo
4

Durante o processo do crescimento dos Estados Nacionais com as monarquias absolutistas, houveram alguns teóricos que justificaram a importância do poder centralizado pregado pelo absolutismo.

Nicolau Maquiavel

Para o diplomata florentino, sua defesa do absolutismo baseava-se na ideia de que um soberano deveria visar o bem do Estado, deixando assim a sua moral e religião de lado.

Para Maquiavel, era de extrema importância um soberano saber utilizar a força e a piedade quando necessárias, sem a interferência de fatores externos, como crenças.

Jean Jacques Bossuet

A defesa de Bossuet para o absolutismo estava pautada no caráter divino de governar dos reis. Para o teólogo, o governo dos monarcas detinham caráter sagrado, paternal e absoluto.

Sendo assim, criou uma teoria chamada de "Direito Divino dos Reis", onde defendia que o poder real era a imagem do poder divino na Terra.

Thomas Hobbes

Para Hobbes, a presença de um Estado absolutista era essencial pois acreditava que a essência do ser humano era má, portanto sem essa presença do Estado, a existência humana seria curta, brutal e insegura.

Visto isso, Hobbes inaugurou as ideias das teorias contratualistas onde achava necessário o ser humano abrir mão de certas liberdades para a manutenção de uma segurança social.

Saiba mais sobre "Teóricos do Absolutismo" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/6213308

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes