Química, perguntado por carlos146985, 10 meses atrás

Complete e acerta as equações das reacções que seguem a)CH3-CH2-CH2-CH3+I2---->
b)CH3-CH2-CH3+Br2--->

Soluções para a tarefa

Respondido por fscheidegger
5

Resposta:

Vide explicação abaixo

Explicação:

Essas reações são reações de substituição em alcanos denominadas de HALOGENAÇÂO

Assim nessas reações o hidrogênio de um carbono terciário tem preferência sobre o hidrogênio de um carbono secundário e esse sobre um primário

Nas estruturas dadas temos apenas carbonos primários e secundários. Assim, a substituição ocorrerá em um carbono secundário.

Assim teremos:

CH3-CH2-CH2-CH3 + I2 --> CH3-CHI-CH2-CH3 + HI

Butano                                     2-iodobutano

CH3-CH2-CH3 + Br2 --> CH3-CHBr-CH3 + HBr

propano                               2-bromopropano

Respondido por diogenes10neto
1

Os produtos das reações de alcanos com halogênios a seguir são:

a) CH₃CHICH₂CH₃ (produto majoritário), CH₂ICH₂CH₂CH₃ e HI.

b) CH₃CHBrCH₃ (produto majoritário), CH₂BrCH₂CH₃ e HBr.

Halogenação de alcanos

A reação de halogenação de alcanos é uma reação orgânica que ocorre quando um halogênio substitui um hidrogênio ligado ao átomo de carbono. Os halogênios são os elementos que estão situados no grupo 17 da tabela periódica (F, Cl, Br, I).

Para que essa reação ocorra, o alcano é adicionado junto ao halogênio molecular na presença de luz ou calor (forte aquecimento), resultando na formação de um haleto orgânico.

Vale ressaltar que a utilização do F₂ (flúor) nessa reação não é recomendada, pois este composto destrói a matéria orgânica, por ser uma reação muito exotérmica. Com o composto I₂ (iodo) também não é viável, por ser uma reação extremamente lenta e que demandaria um aquecimento muito grande, não compensando sua utilização. Portanto, os halogênios mais comuns para esse tipo de reação são cloro e bromo.

Para alcanos com mais de 2 carbonos em sua cadeia, é observada a formação de mais de um produto e as quantidades de formação para cada um deles são distintas. Experimentalmente, foi observado uma maior quantidade de produtos formados, onde o halogênio substitui o hidrogênio do carbono terciário ou secundário.

Vale salientar que os demais produtos também são formados, porém, em quantidades menores.

A ordem da prioridade é:

Carbono terciário > carbono secundário > carbono primário

Ou seja, quando há carbonos primários, secundários e terciários em um alcano, o produto majoritário será o do halogênio substituindo o hidrogênio do carbono terciário. Quando há somente carbono primário e secundário, o majoritário será o produto com halogênio no carbono secundário.

O mecanismo de reação, se dá com a clivagem homolítica da molécula do halogênio, gerando radicais e também com a quebra da ligação sigma entre carbono e hidrogênio, gerando outro radical. Por fim, o radical halogênio interage com o radical orgânico, produzindo o haleto orgânico. O radical hidrogênio proveniente do alcano irá reagir com o outro radical do halogênio, formando o produto hidrogênio + haleto.

O produtos formados para a reação entre CH₃-CH₂-CH₂-CH₃ e I₂ são: CH₃CHICH₂CH₃, CH₂ICH₂CH₂CH₃ e HI.

O composto CH₃CHICH₂CH₃ será o produto formado em maior quantidade, devido ao carbono secundário.

Para a reação entre CH₃-CH₂-CH₃ e Br₂, os produtos são: CH₃CHBrCH₂, CH₂BrCH₂CH₃ e HBr. O produto majoritário será o CH₃CHBrCH, devido ao carbono secundário.

Mais detalhes na imagem em anexo.

Entenda mais sobre halogenação de alcanos em: https://brainly.com.br/tarefa/12657317?referrer=searchResults

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes