Compare os diferentes órgãos linfoides quanto à localização, função, constituição e morfologia, salientando as principais características que permitem o diagnóstico histológico
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os órgãos linfóides primários se desenvolvem antes dos órgãos secundários durante a ontogenia.
• Os órgãos linfóides primários são o timo e a medula óssea, enquanto os órgãos linfóides secundários são os linfonodos, os remendos de Peyer, as amígdalas, adenóides e baço.
• Os órgãos linfóides primários são o local de maturação das células T e B, enquanto que os órgãos linfoides secundários são os sítios de função celular para células T e B maduras.
• A diferenciação dos linfócitos ocorre em órgãos linfóides primários, enquanto a interação das células imunes entre si e o processamento do antígeno são realizadas em órgãos linfóides secundários.
• Os órgãos linfóides primários servem de microambiente para a diferenciação independente de linfócitos, enquanto que os órgãos linfóides secundários servem de microambiente para atrair linfócitos específicos do antígeno, facilitando a diferenciação de linfócitos e distribuindo as células efetoras diferenciadas ou seus produtos para outras partes do corpo.
Explicação:
Comparação dos órgãos linfoides
Os órgãos linfoides são aqueles que produzem, armazenam e transportam glóbulos brancos, e cuja função é lutar contra infecções e outras doenças. Eles são divididos em dois tipos:
1) Primários: encarregados de reconhecer os estímulos e oferecer uma resposta, está formado por:
- Medula óssea: é um tecido esponjoso encontrado dentro de alguns dos ossos do corpo. Sua função é produzir diversas células como: glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas;
- Timo: é uma glândula composta por dois lobos idênticos, anatomicamente localizados no mediastino, entre o coração e o esterno, produze os glóbulos brancos (linfócitos) para o sistema imune.
2) Secundários: são aqueles onde as substâncias estranhas ou antígenos são apresentados e a resposta imune específica começa; é formado por:
- Folículos linfáticos solitários: existentes noa mucosa dos tratos digestivos, respiratório, urinário e genital (MALT);
- Os gânglios linfáticos: estruturas da forma ovoide, localizado e intercalado entre os vasos linfáticos;
- O timo órgão localizado na região cervical e torácica;
- O baço, um grande órgão localizado no epigástrio esquerdo, relacionado ao estômago, cólon transverso e pâncreas.
Entenda mais sobre as estruturas anatômicas do sistema linfático em: https://brainly.com.br/tarefa/50903229