História, perguntado por nicole9710, 1 ano atrás

Compare o Coronavirus com a Primeira guerra Mundial

Soluções para a tarefa

Respondido por GirlEvilOFC
1

Resposta:

Como vamos comparar o Coronavírus com a Primeira guerra mundial, e o coronavírus se trata de uma pandemia, vamos então pegar o que aconteceu durante a guerra, a gripe de 1918.  A gripe espanhola

Com isso vamos avaliar se a gripe espanhola poderia servir para avaliar a atual pandemia do coronavírus, afinal, ela matou 50 milhões de pessoas, e é um ponto de referência entre as pandemias modernas atualmente

Explicação:

Vejamos, a gripe espanhola pode ser um ponto de referência em relação as pandemias atuais,  sim, mas no caso do coronavírus, levando em conta todos os balanços feitos até o momento, não existe qualquer semelhança: milhões de mortos nos cinco continentes, há um século, contra poucos milhares na pandemia atual.

Os vírus que provocam a doença tampouco são os mesmos, do tipo gripal A (H1N1) no primeiro caso e um novo coronavírus atualmente. Além de que os "contextos" também são radicalmente diferentes. Tanto que existe uma diferença essencial em relação ao corona e gripe espanhola: a gripe espanhola aconteceu "à sombra midiática" da I Guerra Mundial.

Lembrando: A guerra ocupou as manchetes dos jornais. Com o coronavírus acontece o contrário, podemos notar isso na atitude dos Estados que tampouco é a mesma: durante a primeira onda de epidemia em maio-junho de 1918 na Europa, as autoridades, que tinham outros assuntos a lidar, não avaliaram bem o problema e deixaram praticamente de lado.

Na França, a verdadeira conscientização sobre a gravidade da situação só aconteceu no outono (primavera no Brasil) de 1918, quando a epidemia praticamente atingiu seu ponto máximo. Foram aplicadas medidas para fechar locais públicos, mas de maneiras diferentes: as autoridades atuaram com base no improviso, e por conta dessa demora, existia tantos pacientes que não existia mais mão de obra nem material para aplicar as medidas, como higienizar locais públicos.

Ao contrário do coronavírus, que foi mais rápido e as medidas de higienização estão sendo feitas, pois as autoridades agiram rápido e não demoram como fizeram lá atrás, durante a gripe espanhola - pois aprendemos com os erros cometidos dos nossos antepassados. As medidas e as informações chegaram bem mais cedo ao público,  então estamos conseguindo frear um pouco o pico do coronavírus.

Com isso, a gripe espanhola não poderia servir para avaliar o coronavírus, pois, os governos agiram rápido, não deixaram se arrastar como o governo de 1918, que embora estivesse em meio a uma guerra, eles poderiam ter tentado agir mais cedo em relação a gripe espanhola, pois, talvez o cenário poderia ser muito diferente do que o conhecemos atualmente.

Espero que tenha lhe ajudado =3

Bons estudos ^-^

Perguntas interessantes