Compare ideologia religiosa e ideologia partidária
Soluções para a tarefa
Resposta:
A ideologia política teve origem na transição do feudalismo para o capitalismo industrial. Basicamente, as tradições ideológicas mais velhas ou “clássicas” – o Liberalismo, o conservadorismo e o Socialismo – surgiram como tentativas constantes de definir a sociedade industrial emergente. Enquanto o Liberalismo lutava pelo individualismo, pelo mercado e, ao menos no início, por um governo de atuação restrita. O conservadorismo continuava a defender um ancien régime [antigo regime] cada vez mais conflituoso, e o Socialismo promovia a visão bem diferente de uma sociedade fundada na comunidade, na igualdade e na cooperação (2010, p. 29)
Mas foi nos textos do teórico alemão Karl Marx e o uso que ele fez dessa palavra que despertou o interesse que as gerações posteriores de pensamentos marxistas tinham pela ideologia política no pensamento político e social moderno. Assim ao longo da história moderna e contemporânea é de conhecimento que houve diversos princípios e valores que foram propostos por diferentes movimentos políticos, dando origem a diversos tipos de ideologias.
De modo geral sabemos que as ideologias ajudaram a moldar a história do mundo moderno e temos vários modelos ideológicos segundo os postulados de Sell (2006): o Anarquismo, Absolutismo, Liberalismo, Socialismo, Comunismo, Social-democracia, Nacionalismo, Nazismo, Fascismo1, Stalinismo, Trotskismo, Maoísmo, Integralismo, Democracia cristã, Pacifismo, Conservadorismo, Populismo dentre outras. Mas especificamente do ponto de vista político, as ideologias apresentam um enfoque econômico (e por essa razão algumas ideologias serão estudadas com maior profundidade na seção Economia Política, como é o caso do socialismo e do liberalismo) que pode ser analisado por uma divisão entre “esquerda” e “direita”, sendo a primeira uma inclinação ideológica associada ao princípio da igualdade e justiça social e a segunda associada à ideia de liberdade e garantia da propriedade privada.
As ideologias políticas de esquerda combatem o Capitalismo, seja para substituí-lo completamente com a abolição da propriedade privada e o fim da divisão de classes (comunismo e anarquismo), seja para reformá-lo ou “humanizá-lo” (socialismo e Social Democracia). Já as ideologias de direita defendem o desejo de expandir o capitalismo (liberalismo e conservadorismo). Esse confronto entre ideologias de esquerda (socialismo) de um lado e de direita (capitalismo) do outro se intensificaram com a Revolução Russa de 1917 pois, como afirma Andrew Heywood (2010), a criação do primeiro Estado socialista do mundo teve como consequência uma estruturação em termos ideológicos da política internacional com base na oposição entre o Ocidente capitalista e o Oriente comunista.
Explicação: