História, perguntado por nicollealvesme, 1 ano atrás

compare Esparta e Atenas em termos de realização culturais

Soluções para a tarefa

Respondido por marciamedina
2
Esparta, culturalmente, proclamava-se como descendente dos Jônios. Os jônios foram os guerreiros que provocaram a Primeira Diáspora Grega: vários povos moravam pacificamente na Grécia, mas chegaram esses jônios e tocaram o terror.

Esparta, por conta disso, e também para defender sua cidade-estado, dedicou-se à cultura do corpo no sentido militar. As crianças eram separadas dos pais aos sete anos para servirem ao exército, de onde só saíam depois dos trinta. Aos sessenta, podiam fazer parte da Gerúsia, a Assembléia de Anciãos.

Atenas, culturalmente, proclamava-se a cidade da deusa da Sabedoria, de modo que sua atividade prezava o conhecimento, a arte, a escultura, a pintura, a urbanização.
Isso não quer dizer que Atenas não tenha um forte exército. Na Idade de Ouro da Grécia, Atenas tinha a hegemonia sobre todas as outras cidades-estado, recebia tributos de todas elas e possuía em sua cidade todo o luxo e arte que um ditador poderia oferecer aos seus cidadãos: Péricles soube usar todo o dinheiro que Atenas recebia das cidades-estado e transformar em benfeitorias culturais para seus subordinados.
Atenas, ainda, desenvolveu a democracia como sistema de governo - não a democracia que temos hoje, mas a ideia do governo de todos já tinha um embrião nessa cidade.
Atenas ainda sediava os jogos olímpicos, o templo de Atena, de modo que a cultura da Grécia como um todo se fundava ali.
Perguntas interessantes