Compare as posições de Hume e de Descartes relativamente à origem do conhecimento humano.Na sua resposta deve integrar, pela ordem que entender, os seguintes conceitos:
razão;
sentidos;
ideias.
Soluções para a tarefa
René Descartes foi um dos principais representantes do racionalismo, sua obra busca fundamentos sólidos para a ciência. Para Descartes era necessário garantir a certeza de suas afirmações, com isso, propôs que o fundamento era a própria razão, pois acreditava que ela deveria ser clara, evidente e inata, para que ela pudesse ser julgada como verdadeira ou falsa. O motivo desse pensamento era para evitar os preconceitos acumulados, abominava aceitar algo como verdadeiro sem antes refletir a respeito, inclusive implementou a matemática na filosofia afim de alcançar verdades incontestáveis, invariáveis e evidentes, por isso estabeleceu um método com base na geometria, decidiu duvidar de tudo o que aprendeu, submetendo até as crenças a uma necessidade de prova.
Na metafisica cartesiana se defende que o universo é constituído de um material só, sua extensão é infinita e o vácuo não existe. Todo o conceito cartesiano se desenvolve em torno de Deus. Em sua obra Descartes defende que Deus criou o homem de forma fidedigna e única, cada homem possuem ideias inatas adquiridas ao longo da vida, portanto a existências de dois humanos exatamente iguais seria um fato conflitante com o conceito de Descartes
David Hume, dono da filosofia humeana
tem como objetivo diluir o paradigma filosófico platônico-cartesiana e
cristã da cisão entre sensível e suprassensível, partindo para os princípios de
associação humanas. Vale ressaltar que os princípios são extremamente complexos
e que precisam ser compreendidos com tempo e reflexão.
Os
dois princípios de Hume são:
- Impressões – as
quais são percepções vívidas, são sensações externas e internas;
- Ideias ou
pensamentos – os quais são percepções menos vívidas por
serem cópias das impressões. Não obstante, as sensações externas são as
advindas dos cinco sentidos e podem ser acompanhadas de sentimento;
Hume era um pensador
cético, possuía um método muito criterioso para chegar na verdade, o que viria
a rejeitar o projeto de uma ciência empírica, responsável por emergir um
conhecimento universal.