Compare as características do filme alto da compadecida, com a da sociedade brasileira?
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Resposta grande
O filme é uma adaptação do livro “Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna. Suassuna buscou nessa peça teatral retratar a região em que nasceu e sua cultura. O autor do livro ressalta o seu conhecimento pelo desenvolvimento das formas de expressões populares tradicionais que marcam determinado gênero de vida de uma região, que no caso do filme e do livro, o Nordeste.
Tem como assistirmos o filme sem lermos a peça, porém se a compreendermos, iremos analisar o filme com outros olhos. A peça escrita em 1955, contém elementos cômicos, porém trágicos ao retratar o contexto geográfico nordestino. É importante também ressaltar que a peça tem elementos da literatura de cordel que influencia na imaginação fílmica de Auto da Compadecida, filme lançado em 1987.
O filme como expressão livro, aborda um regionalismo nordestino através das expressões populares utilizados pelos seus personagens, caracterizando o nordeste de maneira singular e realista. A crítica social que o filme aborda tem relação com o tripé de poder que caracteriza a realidade da sociedade e da geografia do nordestino: o padre (poder clerical e cultural), o coronel (poder econômico, latifundiário que detém em suas mãos a subalternidade dos sertanejos), e o sertanejo (sobrevivente cotidiano que tem sua alma roubada pelo padre e seu território para se reproduzir expropriado pelos coronéis).
No filme é traçado de maneira cômica e dramática ao mesmo tempo o perfil dos sertanejos nordestinos que estão sob as opressões e sujeitos ao coronelismo (aos poderes das famílias de coronéis donos de terras) marcante no sertão. João Grilo (Mateus Nachtergale), um homem pobre, é a expressão do povo oprimido que tenta sobreviver através de sua inteligência nessa região que é marcada por miséria e pobreza alarmantes.
O grande elenco, encabeçado por Selton Mello (Chicó) e João Grilo (Mateus Nachtergale Marco Nanini, Lima Duarte, Denise Fraga e Diogo Vilela, dá um show de interpretação antológicas da comédia brasileira