Biologia, perguntado por ythiagoyujiotnm3v, 10 meses atrás

Compare a respiração dos anfíbios e dos répteis e aponte características que ainda fazem os anfíbios dependerem da água e características que permitem aos repteis o domínio do ambiente terrestre.

Soluções para a tarefa

Respondido por nicolliVS
1
Comparação:
A respiração dos anfíbios em sua fase embrionaria é através de brânqueas, sendo então, dependentes da água. Já na fase adulta a respiração passa a ser parcialmente pulmonar, necessitando do ar. Já os répteis desde seu nascimento necessitam do ar.

Característica de dependência :
Os anfíbios ainda são dependentes da água, pois necessitam dela para se reproduzir.
Já uma característica do réptil que o torna dominador do ambiente terrestre é por eles serem ectotérmicos, ou seja dependem de fonte de calor pra manter a temperatura do corpo, então procuram lugares ensolarados e quentes, como a superfície terrestre e de rochas para se aquecerem.
Respondido por joaov20111pah34c
3
Os anfíbios possuem respiração cutânea e pulmonar. Quanto aos répteis, possuem apenas respiração pulmonar, considerando que eles já conquistaram, de fato, o ambiente terrestre.
Quantos às suas características fisiológicas, os anfíbios possuem pele úmida e rica em glândulas (que deixa a pele úmida). Sendo assim, eles dependem da água para fazer valer essas características e, portanto, sobreviverem. Quanto à sua reprodução, possuem fecundação externa, desenvolvimento indireto e ovo sem casca, tais fenômenos só são realizados na presença de água. Portanto, os anfíbios necessitam de água para sobreviver.
Em relação aos répteis, possuem pele grossa e seca, isto é, sua pele não é úmida. Em relação à reprodução, possuem fecundação interna, desenvolvimento direto e ovo com casca (não precisa de H2O para se desenvolver). Essa independência fisiológica e reprodutiva dos répteis em relação à água permite a significativa presença desses animais no ambiente terrestre.
Abraços e bons estudos!!
Perguntas interessantes