História, perguntado por brendaleevidal, 1 ano atrás

Compare a Conjuração Mineira à Conjuração Baiana. Levando em conta
a origem social e os nomes de seus principais líderes;
o que defendiam os rebeldes;
o desfecho das revoltas;
Me Ajudem
Por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por thatyfranca
5

Conjuração Mineira- Ocorreu em 1789 , em minas Gerais

Origem: A cobrança abusiva de impostos.

Principais representantes (rebeldes) Tomás Antonio Gonzaga, Inácio de Alvarenga Peixoto,Oliveira Rolim,Joaquim da Silva Xavier.(Tiradentes)

Objetivos- Tornar o Brasil independente de Portugal, proclamar uma república, pagar menos impostos.

Desfecho- O movimento foi traido por Joaquim Silvério. A conspiração foi descoberta e todos os líderes foram presos, enviados para a capital do Rio de Janeiro, acusados e processados pelo crime de infidelidade ao rei.Porém Tiradentes por assumir a liderança do movimento teve a pena máxima, o enforcamento.Tiradentes além de enforcado , foi esquartejado.


Conjuração BAina-


Ocorreu em Savador em 1798


Médico Cipriano Barata, padre Agostinho Gomes, os soldados Lucas Dantas e Luiz Gonzaga das Virgens e os alfaiates João de Deus e Manuel Faustino.

origem: escassez de alimentos, más condições de vida, o pagamento de impostos abusivos nos produtos que tinham que ser comprados de Portugal.

;objetivos: Os revoltosos pretendiam tornar a Bahia independente de Portugal, abolir a escravatura, a diminuição de impostos, estabelecer igualdade de direitos entre todos sem diferenças de cor ou profissão, o fim do preconceito contra os negros.


Desfecho:

O governo descobrindo os autores dos cartazes por meio de informantes conseguiu prender mais de 30 conpiradores.Executou 4 líderes rebeldes, todos pobres e de origem negra (isso para punir e intimidar a população de Salvador)Os soldados e os alfaiates cujo nome consta acima foram condenados a morte , foram enforcados e esquartejados.

Pronto

Perguntas interessantes