Comparando-se os processos de independência do Brasil e das colônias da América espanhola, no início do século XIX, é correto afirmar que (A) ambos tiveram o liberalismo como ideologia, em defesa do livre comércio e da imediata abolição da escravatura. (B) o primeiro foi singularizado pela instalação da Corte na América, que implantou medidas decisivas para a emancipação. (C) a estrutura socioeconômica foi preservada nos países que se formaram na parte espanhola, mas profundamente alterada no Brasil. (D) o segundo foi conduzido pelos criollos, a camada popular que se rebelou contra a ascensão de José Bonaparte ao trono espanhol. (E) ambos contaram com o apoio norte-americano, dado o interesse em ficar com os mercados então dominados pela Inglaterra.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
É correta a alternativa B, tendo a família real se transferido para o Brasil em 1808 (embora tenham deixado Portugal no final de 1807) e realizado uma série de reformas que permitissem, do Brasil, administrar o Império Português.
Diferente das demais ex-colônias, o Brasil não adotou uma República quando se tornou independente, mas sim uma Monarquia, de modelo absolutista, e que era governado pelo herdeiro ao trono do país do qual havíamos nos tornado independentes, o que foi algo muito singular na história do continente.
Perguntas interessantes